Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador desiste da lei do desconto em restaurante para quem fez redução de estômago

Proposta do “meio-rodízio” para operados foi arquivada a pedido do vereador

Política | 22 de Março de 2017 as 15h 54min
Fonte: Jamerson Miléski

Obrigar os restaurantes de Sinop a cobrar metade do preço das refeições das pessoas que fizeram cirurgia bariátrica (redução do estômago) ou qualquer outro procedimento similar (gastroplastia). Essa era a proposta do vereador, Fernando Brandão (PR), apresentada na última sessão da Câmara de Sinop. O projeto de lei 015/2017, de autoria do vereador, chegou a ser encaminhado para as comissões competentes da casa de leis. No entanto, na tarde desta quarta-feira (22), Brandão recuou e solicitou o arquivamento da matéria. “Apresentamos nossas matérias conforme a sugestão dos cidadãos. Nem todos os projetos ou indicações vem de nossa cabeça ou de nossa assessoria. Conforme pedido da Associação de Apoio aos Obesos e Idosos, apresentamos projeto de lei que obrigaria aos estabelecimentos de alimentos (restaurantes que fazem rodízio), que estabeleçam o preço de 50% de desconto aos pacientes que tenham sidos submetidos à Cirurgia Bariátrica ou Gastroplastia, pelo óbvio argumento de que eles passam a consumir muito menos após o procedimento. Porém, como sou democrático e muitas vezes volto atrás em meus projetos (quando sou convencido), após pedido de outro vereador e de proprietários de restaurantes, retiro de pauta a matéria em questão”, explicou o vereador em sua rede social.

O projeto de Brandão exigia que os restaurantes, lanchonetes e similares estabelecidos em Sinop, cobrassem metade do valor das pessoas que fizeram redução de estômago em porções, pratos à la carte e também rodízios. O desconto de 50% deveria abranger qualquer alimento do cardápio, porém não incluía bebidas. Para ter acesso ao beneficio, o consumidor teria que apresentar um laudo ou uma declaração médica, atestando sua condição. O projeto de lei ainda previa a obrigatoriedade dos restaurantes fixarem cartazes, informando a lei e o desconto aos seus usuários.

O projeto de Brandão é uma versão “light” (sem trocadilhos), de leis similares que versam sobre o tema. No município de Campinas (SP), o desconto para operados existe desde 2012. Porto Alegre (RS), foi a primeira capital a ter uma legislação do tipo, em 2014, seguida de Campo Grande (MS), em 2015. O assunto reverberou nacionalmente, no entanto, com a lei Nº 16.270, de 05 de julho de 2016, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, implantando o desconto de 50% para consumidores que fizeram redução de estômago. A lei passou a valer em todo o Estado de São Paulo e foi imediatamente questionada pelos atingidos. Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), 20 dias após a publicação da lei, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5561, pedindo a derrubada do processo. A matéria ainda não foi julgada e aguarda uma decisão do relator desde setembro de 2016.

A legislação de São Paulo, que por enquanto ainda vigora, aplica uma multa de até R$ 10 mil aos restaurantes que se negam conceder o desconto.