Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador leva soro anti-veneno para tribuna

Antidoto de uso veterinário foi uma referência para dizer que o problema não é produção

Política | 16 de Fevereiro de 2017 as 16h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

Na sessão da Câmara de vereadores do dia 6 de fevereiro, o vereador de Sinop, Luciano Chitolina (PSDB), declarou que iria atrás de ampolas do soro antiofídico para mostrar que o problema da falta do medicamento nos hospitais do Estado não estava relacionado à falta de produção. O discurso foi motivado pela morte de uma mulher, na semana anterior, picada por uma cobra e que, mesmo procurando atendimento médico, não conseguiu o soro anti-veneno.

Uma semana depois, na sessão de segunda-feira (14), o vereador voltou à tribuna com uma ampola de soro antiofídico nas mãos. “Para quem duvidou, eu trouxe aqui o soro. E trago quantas ampolas quiserem porque não há dificuldade nenhuma em comprar. Existem vários lugares em Sinop que vendem”, declarou Chitolina.

O frasco apresentado pelo vereador era de uso veterinário. Chitolina justificou dizendo que o processo de fabricação do soro para humanos e animais é o mesmo – injetando as toxinas dos venenos de cobra em cavalos, extraindo o sangue e apurando os antígenos. 

Pelas recomendações da Anvisa, o soro de uso veterinário não pode ser aplicado em humanos – embora de fato ambos sejam fabricados com o mesmo processo. Chitolina listou pelo menos 5 empresas agropecuárias da cidade que possuem disponibilidade do soro. A citação foi uma resposta aos argumentos da secretaria estadual de Saúde – e também da municipal – de que a rede pública estava com dificuldades de adquirir o soro antiofídico, devido a paralisação parcial do Instituto Butantã, que produz o antidoto.

O vereador disse que encaminhou um e-mail ao Instituto Butantã para apurar essa informação. “Nos disseram que a produção de soro foi regularizada desde fevereiro de 2016. Se existe alguma dificuldade ela está no governo federal ou governo do Estado, em adquirir o soro”, frizou o vereador.

Desde 2015 Sinop está com seus estoques de soro abaixo da margem de segurança. A secretaria de Saúde apresentou diversos ofícios do Ministério da Saúde informando a dificuldade de atender a demanda municipal.

A ampola de soro antiofídico de uso veterinário, do tipo polivalente, é vendida na faixa de R$ 75,00.