Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador é chamado para assumir secretaria

Billy Dal’Bosco será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico

Política | 25 de Janeiro de 2019 as 15h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

O 12º vereador mais votado de Sinop na eleição de 2016 deixará a Câmara para compor a equipe de governo de Rosana Martinelli (PR). Billy Dal’Bosco (PR), foi convidado a assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta criada na atual gestão a partir da fusão das secretarias de Indústria, Comércio e Turismo com a Agricultura. Desde janeiro de 2017, quem ocupa o posto de secretário é o empresário Daniel Brolese. No ano passado ele foi designado para a secretaria de Obras, acumulando o cargo.

A partir da próxima semana, Brolese ser exclusivamente secretário de Obras. Billy assume a sua vaga. O vereador, que é irmão do deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), está no seu primeiro mandato, tendo integrado a mesa diretora no primeiro biênio como secretário. Billy chegou a se movimentar para disputar a presidência da Câmara, no final de 2018, mas a articulação política não prosperou.

Em seu lugar na Câmara assumirá Agnaldo do Alto da Glória (PR). A liderança que incorporou o bairro em seu nome político fez 903 votos no último pleito. Com a alteração, o poder legislativo municipal passa a ter duas das suas 15 cadeiras ocupadas por suplentes – incluindo na conta Remídio Kuntz (PR), que era suplente e acabou sendo efetivado como titular após a cassação do mandato de Fernando Brandão (PR). Remídio é o atual presidente da Câmara e deve permanecer no cargo até a próxima legislatura.

 

Outras mudanças

A prefeita Rosana Martinelli já havia anunciado, no final de 2018, que chamaria Astério Gomes para dirigir a secretaria de Finanças – uma das pastas mais importantes da gestão pública. A mudança foi efetivada. Astério foi nomeado por portaria na última quarta-feira (23). Ele foi secretário de Finanças no mandato do ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB). Depois, acabou trabalhando como assessor do então presidente da Câmara, Dalton Martini (PP). Sua atuação mais recente foi na comissão técnica do Sinop Futebol Clube e assessor do deputado federal Nilson Leitão (PSDB).

Ivete Mallman, secretária de Finanças desde o início da gestão Rosana e considerada um “braço direito” da prefeita, será reconduzida para secretaria de Meio Ambiente. Ela ocupará o espaço deixada pela ex-secretária, Luciane Bertinatto, que pediu exoneração após um convite para compor a equipe da secretaria estadual de Meio Ambiente.

 

Secretaria de esportes

Rosana ainda pretende fazer mais uma alteração no seu secretariado que irá mexer na composição da Câmara de vereadores. A prefeita pretende recriar a secretaria de esportes e convidar o vereador e piloto de motocross, Joaninha (MDB), para assumir a pasta. A nomeação funcionaria como uma manobra política, conduzindo o atual secretário de Trânsito e primeiro suplente do MDB, Mauro Garcia, para a Câmara. Dono de discursos inflados, Mauro seria um forte candidato a exercer a liderança da prefeita na casa de leis – mesmo sem o título.

Ao GC Notícias, Rosana disse que a recriação da secretaria de Esportes é um assunto para o próximo mês. Embora tenha solicitado uma sessão extraordinária ontem, quinta-feira (24), o projeto de criação da secretaria de esportes só deverá ser encaminhado para Câmara após o início das sessões ordinárias, o que irá ocorrer no dia 11 de fevereiro. “A sessão extraordinária que solicitei à Câmara é especificamente para votar o projeto de lei que vai autorizar o município a contrair o financiamento de R$ 31 milhões junto a Caixa Econômica. Essa é uma questão urgente e quanto mais anteciparmos esse recurso, melhor para cidade”, explicou.

Caso Joaninha migre para secretaria de Esportes e Mauro assuma a vaga, Rosana terá que encontrar um novo secretário de Trânsito.