Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador pede casa de apoio para moradores de rua

“Eu já passei por isso e sei o quanto é ruim dormir na rua”, disse o vereador de Sinop

Política | 27 de Março de 2015 as 11h 39min
Fonte: Jamerson Miléski

Negão do Semafáro: defendendo a categoria |

Morador de rua por muitos anos e atualmente vereador da cidade de Sinop, José Carlos dos Santos (PSD), quer que o poder público ajude a reduzir o sofrimento que um dia ele mesmo já experimentou. O vereador ainda é conhecido pela alcunha que recebeu nas ruas. O Negão do Semáfaro (assim, com a grafia errada mesmo), se tornou uma personagem local. Com um apito, debaixo do principal semáforo da cidade, ele simulava organizar o trânsito. Excentricidade utilizada com sucesso na campanha de 2012 pelo PSD, que teve no Negão do Semáforo o seu candidato mais votado.

De terno, na tribuna da Câmara e com um ar mais sóbrio, o vereador mostra que, além do sobrenome, conserva parte da sua origem. Durante a última sessão, ele apresentou e defendeu em tribuna sua indicação, solicitando a implantação de uma casa de apoio para os moradores de rua. Negão, que raramente utiliza da fala em tribuna, leu parte de um texto com o resumo da indicação e arriscou até uma fala pessoal, de improviso. “Eu sei porque eu já passei por isso. Eu já dormi na rua e sei o quanto que é ruim dormir na rua”, disse o vereador.

Não é a primeira vez que Negão apresenta a propositura. Em 2013, no terceiro mês de mandato, ele apresentou uma indicação com igual teor, solicitando a implantação de uma estrutura de apoio aos moradores de rua. Na época a causa foi endossada pelo vereador Julio Dias (PT), que além de apoiar a iniciativa lembrou que este trabalho acaba sendo absorvido por uma entidade religiosa da cidade.

A casa de apoio, proposta por Negão, seria mantida pela prefeitura de Sinop, através da secretaria de Assistência Social, podendo contar com parcerias junto ao Estado. O espaço abrigaria temporariamente moradores de rua, pessoas em grau extremo de vulnerabilidade, oferecendo abrigo, alimentação, condições para higiene e orientações para que essas pessoas pudessem se reestabelecer.

Não existe nenhuma estrutura pública dessa natureza em Sinop. O vereador afirma que já apresentou a demanda ao prefeito Juarez Costa, que havia se sensibilizado com a causa. “Agora é preciso trabalhar para tirar do papel”, comentou o vereador.

Um levantamento recente realizado por uma ONG apontou que Sinop tem aproximadamente 50 moradores de rua e aproximadamente 150 pessoas em grau de extrema vulnerabilidade social.

 

Acompanhe o discurso do vereador no video.