Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador que pediu CPI do Nepotismo é convocado a depor

Adenilson Rocha será ouvido pela comissão na tarde dessa sexta-feira (6)

Política | 05 de Março de 2020 as 17h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada pela Câmara de Sinop para apurar casos de nepotismo no poder público municipal, decidiu convocar o autor do pedido de investigação. Adenilson Rocha (PSDB), vereador que propôs a criação da comissão, foi chamado para prestar depoimento aos membros da CPI. A oitiva será amanhã, sexta-feira (6), às 14h.

Rocha disse que estranhou a convocação. Em ofício endereçado ao presidente da CPI, Joacir Testa (PDT), Rocha afirmou que “causa estranheza” a comissão solicitar dele a comprovação dos fatos – no caso a existência do nepotismo no poder público. Para o vereador, a competência de apurar os indícios que ele apontou é da comissão e não o oposto.

No mesmo ofício, Rocha também narra que a CPI já está cogitando arquivar a CPI sem ao menos ter iniciado a investigação.

Apesar da “estranheza”, Rocha disse que comparecerá a oitiva e pediu que a mesma seja aberta ao público.

A CPI do Nepotismo foi instaurada em dezembro de 2019. Compõem a comissão os vereadores Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP), Joaninha (MDB), Ícaro Severo (PSDB), e Billy Dal’Bosco (PL). Essa será a 6ª CPI instaurada nessa legislatura.

A prática de “empregar parentes” é recriminada pela súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que veta expressamente o nepotismo na gestão pública.

A Câmara possui cerca de 20 cargos em comissão, que a rigor são nomeados politicamente, cabendo a definição final ao presidente do legislativo. Na prefeitura os cargos comissionados giram em torno de 450.