Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador vai fazer um ‘raio-x’ no raio-x

Cláudio pede informações ao Estado e município sobre aparelhos que fazem os exames na rede pública

Política | 10 de Março de 2015 as 09h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

Aparelho de Raio-X do Hospital Regional de Sinop |

Como funcionam, quanto produzem e como são pagos os exames de imagem, do tipo Raio-X, realizados pela saúde pública em Sinop. Essa é a pergunta que o vereador Cláudio Santos (DEM), pretende responder com os dois requerimentos de sua autoria, votados e aprovados na sessão da Câmara dessa segunda-feira (9). As solicitações de informações são direcionadas a secretaria municipal de saúde e também a secretaria estadual. “Queremos saber se Sinop tem ou não um aparelho de Raio-X funcionando”, revelou o vereador.

O requerimento pede o quantitativo de exames realizados, a localização dos aparelhos de Raio-X e a forma com que são contratados (se são próprios ou tomados em sistema de comodato). O vereador também quer saber o custo de cada exame desembolsado pelo poder público com os diagnósticos. “Estamos mexendo nesse assunto após ter detectado uma série de reclamações, de pessoas que tiveram dificuldade para fazer um raio-x, que na minha opinião é o mais básico dos procedimentos, onde se começa a saber o que a pessoa tem”, explicou o vereador.

Na mesma sessão, o secretário de Saúde, Francisco Specian Junior fez uso da tribuna para apresentar as demandas da saúde. Ele respondeu informalmente ao requerimento do vereador. “O município de Sinop tem apenas um raio-x na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), digital, interfaciado. Nós temos o atendimento de 100% das necessidade na urgência e emergência. Por critério de orçamento temos um limite de exames para as unidades básicas de saúde. Precisamos ampliar para mais um aparelho para atender essa demanda a contento”, explica o secretário. “Todos os exames de urgência são feito. Os demais são passados para um sistema de regulação, onde se define a prioridade”, completa.

O outro aparelho de raio-x da saúde pública de Sinop está dentro do Hospital Regional. O equipamento, em sistema de comodato, é fornecido por uma empresa terceirizada, que sede também os insumos e profissionais. O Raio-x atende apenas as demandas do Hospital Regional.

Acompanhe as entrevistas no vídeo.