Boa tarde, Sábado 24 de Agosto de 2019

Política

Vereador diz que vai assumir secretaria de Assistência Social

Mudança no staff mantém líder da prefeita na Câmara de vereadores

Sinop | 26 de Fevereiro de 2019 as 10h 34min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

O vereador do MDB, Ademir Bortoli, declarou que vai assumir a secretaria de Assistência Social, da prefeitura de Sinop. A afirmação foi feita durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (25). Bortoli informou que iria compor a equipe da prefeita Rosana Martinelli (PR), e na condição de secretario se colocou a disposição dos demais vereadores.

Desde que a atual gestão assumiu, em janeiro de 2017, a secretaria de Assistência Social é conduzida por Josi Palmassola. Historicamente a pasta nunca foi gerida por um homem. Antes do mandato de Rosana, a secretaria de Assistência Social foi assumida exclusivamente pelas esposas dos prefeitos eleitos.

Bortoli está no seu terceiro mandato como vereador. Ele foi o segundo candidato mais votado, com 1.757 votos, e o primeiro dentro do grupo da prefeita. O vereador tem formação acadêmica em Serviço Social – área de interesse dessa secretaria - e está concluindo a sua segunda faculdade, no curso de Direito. Ele já teve uma passagem pelo poder executivo como Secretário de Governo, na gestão Juarez Costa.

A condução de Bortoli para a Secretaria de Assistência Social conserva o atual líder na prefeita na Câmara. Mauro Garcia (MDB), foi anunciado ontem como o interlocutor de Rosana no legislativo. Embora tenha sido o 9º vereador mais votado, ele é apenas o 1º suplente do MDB e está exercendo o cargo em função da licença da titular, Maria José (MDB), que encerra no dia 4 de março. “Me candidatei, fui o 9º mais votado e faço parte desse grupo que não está rompido. Estou pronto para assumir essa função”, disse Mauro.

Desde o início do ano Rosana tem buscado dispositivos para reformular sua representatividade na Câmara. A gestora chegou a cogitar a recriação da secretaria de Esportes, puxando assim o vereador Joaninha (MDB), para a pasta – abrindo a vaga para Mauro. Com todos os processos da câmara travados, a medida não se mostrou viável. Bortoli, antes da Assistência Social, chegou a ser cotado para a Secretaria de Indústria e Comércio, que acabou sendo assumida por Billy Dal’Bosco (PR).

 

Ninguém confirma

O GC Notícias buscou confirmar a declaração de Bortoli de que assumiria a pasta. A assessoria de comunicação informou que não existe nada oficial sobre a condução do vereador para a secretaria. A secretaria de Governo, que costuma fazer a interlocução entre o executivo e o legislativo, declarou que a nomeação ou indicação de secretários é assunto exclusivo da prefeita Rosana Martinelli.

O GC Notícias também entrou em contato com a atual secretária de Assistência Social, Josi Palmassola. Ela declarou que não foi informada que deixaria o cargo. “Certamente a prefeita vai me informar a cerca de qualquer mudança”, comentou Josi.

A prefeita ainda não se manifestou oficialmente sobre a nomeação.

 

Atualizando as 13h28

A prefeita Rosana respondeu ao GC Notícias sobre a nomeação do vereador Ademir Bortoli para a secretaria de Assistência Social. Rosana disse que o vereador deverá, provavelmente, assumir a pasta após o Carnaval.

COMENTARIOS