Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereador diz que vai assumir secretaria de Assistência Social

Mudança no staff mantém líder da prefeita na Câmara de vereadores

Política | 26 de Fevereiro de 2019 as 10h 34min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

O vereador do MDB, Ademir Bortoli, declarou que vai assumir a secretaria de Assistência Social, da prefeitura de Sinop. A afirmação foi feita durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (25). Bortoli informou que iria compor a equipe da prefeita Rosana Martinelli (PR), e na condição de secretario se colocou a disposição dos demais vereadores.

Desde que a atual gestão assumiu, em janeiro de 2017, a secretaria de Assistência Social é conduzida por Josi Palmassola. Historicamente a pasta nunca foi gerida por um homem. Antes do mandato de Rosana, a secretaria de Assistência Social foi assumida exclusivamente pelas esposas dos prefeitos eleitos.

Bortoli está no seu terceiro mandato como vereador. Ele foi o segundo candidato mais votado, com 1.757 votos, e o primeiro dentro do grupo da prefeita. O vereador tem formação acadêmica em Serviço Social – área de interesse dessa secretaria - e está concluindo a sua segunda faculdade, no curso de Direito. Ele já teve uma passagem pelo poder executivo como Secretário de Governo, na gestão Juarez Costa.

A condução de Bortoli para a Secretaria de Assistência Social conserva o atual líder na prefeita na Câmara. Mauro Garcia (MDB), foi anunciado ontem como o interlocutor de Rosana no legislativo. Embora tenha sido o 9º vereador mais votado, ele é apenas o 1º suplente do MDB e está exercendo o cargo em função da licença da titular, Maria José (MDB), que encerra no dia 4 de março. “Me candidatei, fui o 9º mais votado e faço parte desse grupo que não está rompido. Estou pronto para assumir essa função”, disse Mauro.

Desde o início do ano Rosana tem buscado dispositivos para reformular sua representatividade na Câmara. A gestora chegou a cogitar a recriação da secretaria de Esportes, puxando assim o vereador Joaninha (MDB), para a pasta – abrindo a vaga para Mauro. Com todos os processos da câmara travados, a medida não se mostrou viável. Bortoli, antes da Assistência Social, chegou a ser cotado para a Secretaria de Indústria e Comércio, que acabou sendo assumida por Billy Dal’Bosco (PR).

 

Ninguém confirma

O GC Notícias buscou confirmar a declaração de Bortoli de que assumiria a pasta. A assessoria de comunicação informou que não existe nada oficial sobre a condução do vereador para a secretaria. A secretaria de Governo, que costuma fazer a interlocução entre o executivo e o legislativo, declarou que a nomeação ou indicação de secretários é assunto exclusivo da prefeita Rosana Martinelli.

O GC Notícias também entrou em contato com a atual secretária de Assistência Social, Josi Palmassola. Ela declarou que não foi informada que deixaria o cargo. “Certamente a prefeita vai me informar a cerca de qualquer mudança”, comentou Josi.

A prefeita ainda não se manifestou oficialmente sobre a nomeação.

 

Atualizando as 13h28

A prefeita Rosana respondeu ao GC Notícias sobre a nomeação do vereador Ademir Bortoli para a secretaria de Assistência Social. Rosana disse que o vereador deverá, provavelmente, assumir a pasta após o Carnaval.