Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereadores aprovam projeto para reforçar as equipes de saúde

Com a permissão, prefeitura poderá contratar mais 89 profissionais para atender a demanda

Política | 14 de Julho de 2020 as 17h 09min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

De forma rápida, extra pauta, em primeira e única votação, a Câmara de Sinop aprovou nesta segunda-feira (13), o projeto de lei 033/2020, de autoria do executivo municipal. A matéria autoriza a prefeitura a contratar, em regime temporário, profissionais da saúde para reforçar a atenção básica e aumentar a resposta frente a demanda gerada pela pandemia.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade, apesar de alguns vereadores criticarem a demora para a gestão municipal tomar essa decisão. “As ações são feitas na medida que a pandemia avança, com responsabilidade, observando as limitações de orçamento e de caixa, bem como a demanda. Pode ter demorado, mas a resposta foi dada”, ponderou a líder da prefeita na Câmara, Professora Branca (PL).

Com a aprovação, a prefeitura está autorizada a contratar mais 11 médicos, 19 enfermeiros, 35 técnicos de enfermagem, 20 agentes de serviços em saúde, 2 psicólogos e 2 assistentes sociais. Esses profissionais vão compor a estrutura da rede de saúde pública no combate à Covid-19.

O reforço na equipe de saúde ajudará a suprir as baixas que o setor vem registrando. Conforme levantamento realizado pela Comissão de Saúde, apresentada pelo vereador Ícaro Severo (PSL), na mesma sessão, 120 profissionais da saúde contratados pela prefeitura estão afastados – doentes ou gozando licença. A mesma comissão solicitou a abertura de mais uma unidade para atender pacientes com Covid-19, além da efetivação da implantação do Hospital de campanha (na estrutura do Hospital da Visão do Lions), e a oferta dos medicamentos do “Kit Covid” em todas as unidades de saúde – o que exigiria a contratação de mais farmacêuticos.

O relatório da comissão listou ainda a necessidade de consultar os profissionais da saúde antes de fazer a aquisição dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), e cobrou que os funcionários da saúde recebam adicional de insalubridade uma vez que estão expostos durante a pandemia.