Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Agora podem

Vereadores aprovam projeto que Institui o protocolo de enfermagem em Sinop

Política | 04 de Junho de 2015 as 10h 21min
Fonte: Gc Noticias com Assessoria

O projeto de Lei do executivo, 027/2015, foi votado em primeira e única votação, na sessão ordinária desta semana. A pedido do líder do prefeito, vereador Francisco Specian Júnior (PMDB), com interstício regimental, os vereadores discutiram o parecer dos relatores das comissões e em seguida, o presidente Mauro Garcia (PMDB) colocou o projeto em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Dezenas de profissionais da saúde estiveram no plenário acompanhando a sessão.

O teor do projeto, que Institui o Protocolo de Enfermagem em Atenção à Saúde do Município, trata de uma importante ferramenta que disciplina as rotinas de atendimento do profissional de enfermagem da rede pública de saúde, assegurando um atendimento de qualidade. Ao mesmo tempo, autorizado pelo órgão competente na fiscalização das atividades desses profissionais.

A proposta é que o paciente seja acompanhado desde a entrada na unidade básica de saúde até o efetivo encaminhamento que poderá ser imediato, prioritário ou no dia.

"Mais uma vez a categoria dos enfermeiros veio a frente organizar a sistematização de como trabalhar na saúde pública. O município de Sinop já passou de ponto de um pequeno porte, aqui já faz alguns anos, resolve-se a saúde do nosso estado e a tendência é que aqui se torne referencia estadual. São mais de 2 anos de estudo. Então o grupo de enfermagem já deu o primeiro passo e as outras categorias estão correndo atrás também para idealizar o seu protocolo", justificou o líder do prefeito, vereador Specian.

O protocolo aborda 12 capítulos, subdivididos em Saúde da Criança, do Adolescente, Atenção à Saúde da Mulher, do Homem, Pré Natal de baixo risco, Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão Arterial, Diabetes, Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Atenção Integral às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, Atendimento ao Paciente com Dengue e Leishmaniose Tegumentar Americana.

O projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Juarez Costa (PMDB) para ser publicado do Diário Oficial.