Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vereadores intimam gerente da Energisa para explicar aumentos

Cidadãos tem procurado os vereadores apresentando preços absurdos nas contas de energia

Política | 02 de Junho de 2015 as 09h 21min
Fonte: Jamerson Miléski

O descontentamento com os valores das faturas de energia elétrica reverberaram na Câmara de Sinop. Na sessão desta segunda-feira (02), os vereadores aprovaram um requerimento convidando o gerente Regional da Energisa/Sinop, Rodrigo Fiod Vieira, para que venha até a tribuna da casa de leis explicar a razão da diferença exorbitante de valores.

Praticamente todos os vereadores tem sido interpelados por cidadãos de posse das suas faturas de energia. Não são incomuns registros com mais de 100% de aumento em um intervalo de 2 meses. “São muitas reclamações nas contas. Queremos que o gerente da Energisa venha a público responder estas indagações. Embora haja um aumento nacional no custo da energia, esses valores que estão sendo praticados em Sinop não são claros”, justificou o vereador Fernando Assunção (PSDB), autor do requerimento.

O vereador Ticola (PMDB), pediu para que, além da presença na sessão, o gerente atenda os vereadores em uma reunião separada, afim de sanar todas as dúvidas. Fernando Brandão (SD), sugeriu ainda a extensão do convite para o diretor do Procon, Cristiano Peixoto, afim de subsidiar o debate.

O presidente da Câmara, Mauro Garcia (PMDB), explicou que, diferente dos requerimentos direcionados ao poder executivo municipal, este não tem poder de convocação. “É apenas um convite que a Câmara faz e cabe do bom senso da empresa que presta este serviço atender ou não”, ressaltou Mauro.

Desde que assumiu a concessão do fornecimento de energia no Estado, há pouco mais de 60 dias, a Energisa acumula 82 reclamações formais no Procon de Sinop.

 

Quanto aumentou?

Os reajustes oriundos do governo federal elevaram a tarifa de energia em 26,8% em Mato Grosso no mês de fevereiro. Em março houve uma redução de 2,2%, que sequer foi sentida.

A razão do aumento aplicado pelo governo federal reflete o custo da energia adquirida de fora. A energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu, que atende a todo o país, foi reajustada em quase 50% em 2015.

Além do reajuste na tarifa o governo autorizou, através da Aneel, a taxa extra das bandeiras tarifária, que permite a concessionária cobrar um valor a mais caso o preço de aquisição da energia esteja mais caro.

Em caso de bandeira vermelha, a mais alta, é cobrado nas contas de luz uma taxa extra de R$ 5,50 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) de energia usados.

Já no caso de bandeira amarela, que sinaliza que a produção de energia está um pouco mais cara, taxa extra aplicada é de R$ 2,50. A bandeira verde sinaliza que não há custo adicional para produção de eletricidade e, portanto, não é aplicada a taxa extra.

No caso específico de Sinop e Mato Grosso, a Energisa ainda promoveu o remapeamento, alterando o dia de leitura da fatura. Por isso, no último mês, ao invés de pagar por 27 dias de consumo, o usuário pagou por até 43 dias. Isso elevou o preço da fatura, mas não deve ser repetido no próximo mês, quando o intervalo volta a ser de 27 a 30 dias.