Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Vice-prefeita vai para o PR e Gilson de Oliveira para o PMDB

Lideranças fecharam com suas novas siglas na noite dessa quinta-feira

Política | 25 de Setembro de 2015 as 09h 41min
Fonte: Jamerson Miléski

| Foto: GC Notícias

Os possíveis candidatos para as próximas eleições municipais começam a ser definidos nas próximas semanas. Encerra no dia 5 de outubro o prazo para todos que pretendem disputar o pleito de 2016 estejam filiados aos seus respectivos partidos. Em Sinop, duas definições importantes foram anunciadas na noite de ontem, quinta-feira (24).

A vice-prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, confirmou sua migração para o PR (Partido da República), que tem como seus principais expoentes no Estado os senadores Blairo Maggi e Wellington Fagundes. Rosana deixa o PSB a convite das duas grandes lideranças. "É uma forma de manter Sinop alinhada com o governo federal que foi o grande direcionador de recursos para o município nos últimos 7 anos", explica a vice-prefeita.

Rosana figura hoje como a candidata do grupo do atual prefeito, Juarez Costa (PMDB), para a sucessão. Ela é o nome em maior evidência nas articulações dos bastidores. Dalton Martini (PP), que também chegou a ventilar a sua candidatura a prefeito no início de 2015, afirmou, esta semana para a reportagem do GC Notícias que seu projeto “não tem nada definido”.

A nova agremiação de Rosana foi avalizada pelo prefeito Juarez e pelo deputado estadual Silvano Amaral, ambos do PMDB. A reunião entre lideranças também definiu o destino político do ex-vereador, ex-deputado e apresentador de televisão, Gilson de Oliveira. Depois de intensas conversações Gilson decidiu aceitar os convites para compor as fileiras do PMDB. Mais do que um simples ingresso no partido, a acolhida no PMDB foi um reconhecimento pela fidelidade do apresentador ao grupo nos últimos pleitos. Em 2012, na reeleição de Juarez, Gilson abriu mão de disputar a reeleição para vereador, já que seu partido havia ficado no grupo adversário ao prefeito. A cena se repetiu em 2014, quando Gilson abriu mão de disputar a eleição de deputado estadual pelo PSB, que acabou firmando-se na oposição, e somou coro ao projeto de Silvano Amaral, que acabou sendo eleito para a Assembleia.

Por isso Gilson ingressa no PMDB não apenas como um pré-candidato a vereador, mas como um potencial candidato para compor a chapa majoritária. Caso Rosana se viabilize como a candidata do grupo, é natural que o PMDB indique o vice. E Gilson de Oliveira está cotado para isso.

Também assinou com o PMDB na noite dessa quinta-feira o líder comunitário do Boa Esperança e suplente de vereador, Lindomar Guida. Ele deixou o PSD, partido pelo qual disputou o último pleito, para compor com o PMDB.

O ex-diretor do SAAES (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop), e atual presidente da AGER (Agência Reguladora de Sinop), Juventino Silva, presidente do PR de Sinop, também estava presente na reunião.

 

Cenário até agora

Alguns nomes figuram como possíveis candidatos a prefeito de Sinop para 2016. O PSDB já afirmou que possuirá candidatura própria e ventila o nome do vereador Fernando Assunção como seu principal expoente. Outros nomes da sigla tentam se alçar ao projeto mas até agora nenhum com sérias condições de sucesso. O PSDB pode, ainda, receber esse nome de peso. Cogita-se a filiação do ex-deputado estadual e candidato a prefeito em 2012, Dilceu Dal’Bosco, que faz parte do DEM. Dilceu não negou a possibilidade mas afirmou que hoje o seu projeto é pelo DEM.

Projeto que é compartilhado pelo o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM). Os irmãos tem articulado juntos a pré-candidatura do DEM para prefeito de Sinop.

Outro nome apontado com frequência nas pesquisas é do ex-deputado federal Roberto Dorner, hoje no PSD.