Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Discussão

Yanai defende investimento em gestão para melhorar a saúde

Suplente de senador participou da audiência pública que discutiu os investimentos da Saúde

Política | 15 de Dezembro de 2016 as 10h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

 

Preparar melhor os agentes que fazem a gestão da saúde e descentralizar as estruturas e os recursos da saúde pública para os municípios. Esses foram os dois pontos defendidos pelo suplente de senador e médico em Sinop, Jorge Yanai, durante a audiência pública sobre o planejamento dos recursos da saúde para o Estado de Mato Grosso. Durante os pouco mais de 3 minutos que o suplente fez uso da fala, Yanai expôs as diferenças entre a saúde pública que existe em Mato Grosso e o degrau comparativo com outros estados, como Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. “Eu me pergunto como um Estado tão rico, como é o Mato Grosso, que tem uma população pequena e que todos os recantos do Estado hoje são alcançados facilmente, tem uma precariedade tão grande no setor da saúde. Fazendo uma comparação com Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, o que nos vemos nesses estados é uma gestão mais preparada que resulta em uma saúde mais eficiente”, argumentou o suplente de senador.

Em sua fala, Yanai lembrou que nos últimos 3 meses o Hospital Regional de Sinop e o Hospital Santo Antônio (filantrópico que atende SUS), entraram duas vezes em greve, suspendendo os atendimentos de forma parcial devido ao não repasse dos recursos por parte do Estado. “A gente entende a dificuldade que o Estado e a União passam, mas na outra extremidade estão os pacientes, os doentes, que tem maior sofrimento”, pontuou Yanai.

Como os recursos para a saúde transmitidos pela União e pelas unidades da federação são parcos, a estratégia, na visão de Yanai, é investir em planejamento. “É preciso que o Estado e os municípios invistam mais em gestão, porque os recursos são pequenos. Eu não vejo em todos os municípios e no Estado ao longo dos anos uma preparação e um aprimoramento daqueles que fazem a gestão da saúde”, avaliou.

Por fim, o suplente de senador pediu para que a saúde seja planejado em Mato Grosso de forma regional e descentralizada, para que os pacientes dos demais municípios tenham a mesma atenção da população da capital e para que Cuiabá não termine com sua estrutura superlotada, recebendo pacientes de todo o Estado. “Sinop pode ser um desses pólos, Barra do Garças outro e Cáceres, por exemplo”, completou.

A audiência faz parte do planejamento dos recursos para a saúde pública. Estiveram presentes os senadores Wellington Fagundes (PR), e José Antônio Medeiros (PSD), os deputados federais de MT, José Curvo Tampinha (PDT) e Valtenir Pereira (PMDB), além de demais senadores e deputados de outros Estados.