Eleições 2020
Yanai trata sua candidatura a prefeito como irreversível
“Serei eu e mais 2 ou mais 3 candidatos na disputa”, afirmou o médico
Política | 31 de Julho de 2020 as 18h 14min
Fonte: Jamerson Miléski

Em meio a diversos ensaios de candidaturas para prefeito de Sinop, o médico e ex-senador, Jorge Yanai (Podemos), acredita que o seu projeto político não será retirado na reta final. Pioneiro de Sinop, com largo histórico político e empresário da saúde, Yanai falou com o GC Notícias nessa sexta-feira (31), sobre sua pré-candidatura à prefeito. Incisivo, ele acredita que boa parte das pré-candidaturas anunciadas até agora vão acabar se dissolvendo até as convenções – embora reconheça que todas as lideranças tem direito legítimo de oferecer seu nome e disputar a vaga. “Eu imagino que teremos 3 ou 4 candidatos nessa eleição de 2020. Serei eu e mais dois ou eu e mais três”, garantiu.
Segundo Yanai, o projeto de uma candidatura à prefeito de Sinop foi acordado antes do seu ingresso no Podemos. A filiação veio através da aproximação do deputado federal José Medeiros e da então senadora Selma Arruda – as duas principais figuras do partido no Estado. O esforço para filiar Yanai e outras lideranças de Sinop tinha como objetivo construir uma candidatura própria do Podemos para disputar a prefeitura do município. “Sem demérito nenhum aos demais candidatos, mas o Podemos irá sustentar o seu projeto de ter um candidato a prefeito de Sinop”, ponderou.
Para conquistar o eleitorado, Yanai aposta na proximidade – política e ideológica – com o presidente da República Jair Bolsonaro. Ele lembra que os expoentes do Podemos, Medeiros e Selma, foram os políticos eleitos de Mato Grosso que mais demonstraram parceria com o presidente. “Como médico, também tenho feito vários vídeos defendendo o uso de hidroxicloroquina no tratamento para Covid”, acrescentou.
Yanai também acredita que a biografia ajudará o eleitor a fazer sua escolha. Ele reconhece que a maioria dos candidatos tentará demonstrar um certo “alinhamento ideológico” com o presidente, afim de capturar parte do apreço popular que Bolsonaro teve – e tem – em Sinop. “Eu defendo os valores que Bolsonaro defende. Sou de direita, conservador e acho que o presidente resgatou a honestidade e a transparência. Se houverem outros candidatos a prefeito com essa mesma característica, a escolha do eleitor será pela melhor biografia e pelos projetos que apresenta para cidade”, discursou.
Para o pré-candidato, o assunto principal da campanha será saúde. Como profissional da área há mais de 40 anos, Yanai acredita que terá o apoio dos trabalhadores da saúde. “Eles sabem que eu sou da área, que conheço de saúde e que como prefeito posso contribuir para melhorar”, completou.
Para além do óbvio, Yanai também defendeu que o prefeito de Sinop deva ser uma liderança de espectro regional. Alguém capaz de capitanear o progresso de todo Norte do Estado. “Quanto mais forte estiverem as cidades no entorno de Sinop, melhor será nossa economia”, avaliou. “O Nortão é um pequeno Estado e deve ser gerenciado dessa forma”, completou.
Mas e a campanha?
Yanai disse que vem conversando com as lideranças que almejam disputar a eleição desse ano. Essas interações tem como objetivo apontar possíveis coalisões, de ideias e projetos. Na prática, o Podemos não tem nenhuma sigla como “aliado definido”. O partido é jovem e um dos seus desafios também é formar um grupo de candidatos competitivos para a disputa da Câmara de vereadores.
Para Yanai, os arremedos políticos, com corolários de partidos em um mesmo palanque é algo que fazia sentido na velha política. “O eleitor vota na pessoa, não no grupo de partidos coligados”, argumentou.
Com a pandemia – que deve persistir eleição à dentro – Yanai acredita que a campanha será toda alicerçada na internet. “O dinheiro e o número de partidos passa a fazer pouca diferença nesse cenário”, analisou.
Provocado pelo GC Notícias se é possível ser eleito prefeito de Sinop sem uma rede de pessoas para disseminar sua candidatura – ainda que seja pela internet – Yanai disse que o Podemos está formando e fortalecendo sua base. “A rede de pessoas continua sendo importante. O que muda é que a pessoa nessa rede não precisa ser um candidato a vereador. As vezes a pessoa mais influente da rua não é o presidente do bairro”, respondeu.
Segundo Yanai, o partido tem orientado seus membros a aproveitar a melhor potencialidade de cada um, seja como candidato, como cabo eleitoral ou como um entusiasta do projeto político. “Vamos trabalhar com calma, estratégia e planejamento”, concluiu Yanai.
O Podemos ainda não possui agendas definidas para reuniões ou para sua convenção. Todos os partidos devem anunciar suas candidaturas entre 31 de agosto e 16 de setembro – período das convenções.
As eleições estão marcadas para o dia 15 de novembro.
Notícias dos Poderes
Valdemar sobre MT: Governador e senador estão decididos, mas temos um problema lá com MDB, nora de Wellington
Segundo ele, a parlamentar tem peso eleitoral
16 de Setembro de 2025 as 07h54Polícia Federal investiga emendas PIX de Mato Grosso
16 de Setembro de 2025 as 08h47STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista
Ex-presidente foi condenado por liderar a cúpula que articulou um plano de golpe de Estado; ele nega os crimes
11 de Setembro de 2025 as 18h10Governador vistoria obras de duplicação da BR-163 nesta sexta-feira; confira agenda
12 de Setembro de 2025 as 06h59Após votos de Moraes, Dino e Cármen Lúcia, STF forma maioria e condena Bolsonaro
11 de Setembro de 2025 as 15h19Fux vota para absolver Bolsonaro por todos os crimes
Em seu voto, Fux rejeitou a imputação dos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
10 de Setembro de 2025 as 19h55Fux vota pela 'nulidade absoluta do processo'; o que vem agora
A tese, no entanto, precisará ser acompanhada por ao menos mais dois ministros para ter algum impacto no processo
10 de Setembro de 2025 as 10h02Como resultado do julgamento de Bolsonaro pode afetar eleições de 2026
Primeira Turma do STF retoma análise da Ação Penal 2668, na qual o ex-presidente é acusado por cinco crimes, entre eles, golpe de Estado
10 de Setembro de 2025 as 07h30