Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Safra

90% do milho foi semeado em janela ideal em MT

Há expectativa de uma super safra caso o clima colabore

Rural | 23 de Abril de 2020 as 10h 16min
Fonte: Eliza Maliszewski - Agrolink

Foto: Marcel Oliveira

De acordo com o IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) a expectativa para a safra 2019/2020 é de produção recorde de milho em Mato Grosso. Isso porque cerca de 92% das áreas foram semeadas na janela ideal e devem resultar em boa produtividade. A área plantada aumentou impulsionada por bons preços.

A expectativa é de 0,44% a mais que na safra passada, ficando em 32,45 milhões de toneladas. “Ainda há dependência das condições climáticas para a consolidação de uma super safra em Mato Grosso, principalmente em relação à quantidade e frequência de chuva nas próximas duas semanas”, aponta o IMEA.

Em relação a demanda da safra ainda há muitas incertezas no mercado. Com as empresas de etanol e na pecuária era esperado um aumento de 18% no consumo. Diante do cenário do COVID-19 essas projeções baixaram. A redução do preço do etanol fez cair as margens na indústria de etanol de milho e os pecuaristas estão em dúvida sobre apostar no confinamento, também por margens apertadas.

Com isso o índice esperado de alta ficou em 4,37% no consumo interno de Mato Grosso, alcançando 9,05 milhões de toneladas. Quanto ao consumo interestadual, espera-se que 2,60 milhões de toneladas sejam destinadas para outros estados, principalmente suprindo a falta do insumo para a pecuária e devido à redução de produção que ocorreu na primeira safra brasileira.