Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Dia de campo

Abertura de nova fronteira agrícola promete fomentar economia de MT

Rural | 07 de Março de 2016 as 14h 43min
Fonte: Adrielle Piovezan

| Foto: Adrielle Piovezan

A cada ano, Mato Grosso se consolida a cada ano como um dos principais polos brasileiros da agricultura e pecuária, liderando no ranking de produção e exportação do país. Neste sábado, representantes dos principais setores e entidades que envolvem o setor, se reuniram no 2º Dia de Campo da Fazenda Ubatu, em Mirassol D Oeste, para debater a abertura de uma nova fronteira agrícola, desta vez, na região sudoeste do Estado.

A proposta de expansão da economia na região é visto com expectativa. E dentre os fatores que propiciam a utilização e exploração da área considera-se a extensão das terras favoráveis, o menor custo de produção, maior produtividade, melhor integração logística, menor preço de terras e apoio dos organismos institucionais.

Representante da região sudoeste na Câmara dos Deputados, o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), participou do encontro que objetivou demonstrar ao público as variedades de soja testadas pela TMG na área da fazenda e os resultados obtidos na integração soja e pecuária de corte. Na ocasião, o parlamentar falou das inúmeras potencialidades na região e da necessidade da união das forças para alavancar o setor.

O líder progressista salientou a recente criação do plano de desenvolvimento regional, uma política estratégica com a pretensão de potencializar os recursos naturais existentes agregando à expansão dos investimentos localizados nos municípios que estão na região sudoeste. Ele frisou que a ação conjunta recebeu parecer favorável do Ministério da Integração que destinou, para o ponta-a-pé inicial do plano, meio milhão de reais em recursos federais. O trabalho será realizado pelos deputados da região, governo do Estado, Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento além de entidades públicas e privadas.

Ezequiel falou também dos esforços concentrados entre os governos Federal e Estadual para a implantação da Zona de Processamento e Exportação no município polo da região, Cáceres. Um instrumento largamente utilizado pelas principais potencias mundiais, as ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. Como também da retomada do canal fluvial Porto de Santo Antônio das Lendas como alternativa para escoamento da produção.

Prestigiado, José Francisco Eusébio, na oportunidade, ressaltou que serão realizados este ano na Fazenda 12 cursos gratuitos, oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Além de Fonseca participaram o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, o presidente da Empaer, Layr Mota, a prefeita de Lambari D'Oeste e presidente do Consórcio Regional, Maria Manea, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Guaresqui, prefeitos, produtores rurais, profissionais e empresário do setor e estudantes.