Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

CONAC 2106

Abertura do Congresso Nacional de Feijão-caupi contará com palestra de Roberto Rodrigues

Rural | 24 de Maio de 2016 as 15h 59min
Fonte: Pauta Pronta Comunicação Corporativa

| Foto: Assessoria

Palestras, mesas redondas, oficinas e um dia de campo fazem parte da programação do Congresso Nacional de Feijão-caupi (IV Conac), que será realizado em Sorriso (MT), entre os dias 7 e 10 de junho. Para a abertura do evento está confirmada a palestra com o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, que hoje é coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP e embaixador especial da FAO para as Cooperativas.

A palestra de Roberto Rodrigues será no dia 7 de junho, às 18h, no Centro de Eventos Ari José Riedi. Além Rodrigues, entre os palestrantes também estão outros mestres, doutores, pesquisadores com atuação dentro e fora do Brasil, especialistas na cultura do feijão-caupi que vão debater juntamente com produtores e gestores de mercado o agronegócio dessa cultura.

A primeira mesa redonda da programação (08/06) terá como tema “Melhoramento genético do feijão-caupi no mundo”, e entre os palestrantes está o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Francisco Rodrigues Freire Filho, que vai falar sobre “Melhoramento de Feijão-caupi no Brasil”. Freire é responsável por pesquisas relevantes com o feijão-caupi, com destaque para a melhoria na arquitetura da planta que possibilitou a colheita mecanizada e a consequente expansão da cultura para as mais diversas regiões e países.

Ele é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado na área de Genética e Melhoramento, pela Universidade Federal de Viçosa, e doutorado na área de Genética e Melhoramento de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na área de Genética e Melhoramento de Plantas, pela Auburn University, Alabama, Estados Unidos.

Na mesa redonda que vai debater “Controle alternativo de pragas em feijão-caupi”, dois nomes já foram confirmados: o pesquisador da Embrapa Meio-Norte com doutorado em Entomologia pela ESALQ (USP), Paulo Henrique Soares da Silva, que vai apresentar o tema “Potencial de controle biológico na cultura do feijão-caupi”, e o engenheiro agrônomo e mestre em Tecnologia de Pós-Colheita, pela UNICAMP, Arnaldo Cavalcanti Rezende. Rezende vai apresentar a palestra “Controle integrado de pragas em grãos armazenados”.

Outro tema de destaque durante o IV Conac será abordado na mesa redonda “Aspectos fitotécnicos da cultura do feijão-caupi”, que terá entre os palestrantes o pesquisador da Embrapa Meio-Norte e doutor em fitotecnia, Milton José Cardoso, que vai falar sobre “Arranjo populacional de plantas de feijão-caupi” e José Roberto Antoniol Fontes, pesquisador da Embrapa também com doutorado na área de fitotecnia, que vai abordar o tema “Alternativas para o controle de ervas daninhas na cultura do feijão-caupi”.

Para falar sobre as “Implicações para o processamento de alimentos e potencial contribuição para a saúde”, o convidado é o professor Kwaku Gyebi Duodu, do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Pretória, na África do Sul. Sua pesquisa se concentra nas propriedades de promoção da saúde de grãos africanos e os seus alimentos.

O feijão-caupi como alimento funcional também será tema de debates. Entre os especialistas da área estará a nutricionista com pós-doutorado em Ciência dos Alimentos e em Nutrição em Saúde Pública, Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo. Ela vai falar sobre o “Potencial de utilização do feijão-caupi como alimento funcional”.

As inscrições para o IV CONAC ainda podem ser feitas. Ao todo serão quatro dias de eventos com extensa programação dividida entre palestras científicas, apresentação de estudos, além da visita a estações experimentais durante o dia de campo. A programação completa do Congresso e o link para inscrições está em www.conac2016.com.br