Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Agrícola

Boletim Semanal Café com Cereali

Rural | 01 de Novembro de 2019 as 16h 06min
Fonte: Por: Wilson Marques de Araújo

Após o término do vazio sanitário em 15 de setembro de 2019 tivemos um início de plantio bem apreensivo devido à falta de chuvas não dando condições favoráveis para a execução dos trabalhos de semeadura dos grãos, durante o decorrer dos dias as chuvas foram se normalizando favorecendo a evolução dos trabalhos no campo, até o momento as lavouras apresentam plantas sadias e com boa germinação de uma forma geral para a região de Sinop, sendo assim esperamos que o clima continue favorecendo a evolução da cultura de modo que os produtores do MT tenham condições a virem realizar o plantio do milho também dentro da janela produtiva, para aproveitar ao máximo o potencial produtivo do milho.

O mês de outubro foi um período de grande expectativa para o cenário da comercialização da soja safra 2019/2020, onde as negociações de soja com entrega futura estão abaixo da média histórica tendo como principal fator a guerra comercial entre China e E.U.A. trazendo desta forma incertezas para os grandes players da commodities ao redor do globo, fatores como: encontros entre Trump e Xi Jinping, evolução de colheita de grãos nos E.U.A, início e evolução de plantio da safra de soja no Brasil, corte de juros por parte do FED (Fundo de reservas americano), taxa Selic a 5% a.a., desaceleração na economia Chinesa e Alemão, trâmite de processo de impeachment de Donald Trump evolução na votação da reforma da previdência no Brasil, saída do Reino Unido da União europeia, entre outros fatores, tem se tornado cada vez mais influentes na formação de preços das commodities em geral, uma vez que hoje vivemos em um mundo globalizado onde tudo e todos estão interligados, desta forma continuamos em nosso dia a dia sempre buscando mecanismos e oportunidades de novos negócios de modo a proporcionar uma rentabilidade projeta e programada com intuito à atender a demanda do setor do Agro.

Os preços de soja perderam em média algo próximo dos 5% no mês de outubro, soja disponível encerrando a semana cotado no melhor momento a R$72,00 base exportação e milho disponível a R$24,00 base exportação com pagamentos dentro do mês de novembro. Já o dólar durante esta semana trabalhou oscilando sempre entre 3,97 a 4,00, e hoje mais uma vez encerra o pregão abaixo dos 4,00.

O mercado aguardo no próximo dia 08/11/19 a divulgação do próximo relatório de oferta e demando publicado pelo USDA, onde poderá ser uma nova rodada de negócios para a comercialização.