Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Campanha deve vacinar 14 milhões de animais contra aftosa em MT

MT é o maior detentor de rebanho bovino do país.

Rural | 03 de Novembro de 2017 as 09h 14min
Fonte: G1 MT

Campanha deve vacinar 14 milhões de animais contra aftosa em MT | (Foto: Christiano Antonucci/Gcom-MT)

Aproximadamente 14 milhões de animais devem ser vacinados em mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT), a 2ª etapa da campanha começou na quarta-feira (1º) e deve ser feita até o dia 30, voltada exclusivamente para bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses.

Mato Grosso é o maior detentor de rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de animais.

De acordo com o Indea, também devem ser vacinados animais na região do baixo Pantanal. Serão imunizados animais de todas as idades, o que deve atingir, aproximadamente, 600 a 700 mil cabeças.

A expectativa para esta fase é que sejam imunizados, no total, cerca de 14 milhões de cabeças em 105 mil propriedades em todo o estado.

A partir deste ano, as etapas de vacinação contra febre aftosa passaram a ser executadas de forma inversa em Mato Grosso. Na primeira, que compreendeu o período de 1º a 31 de maio, foi obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos, com exceção dos animais do baixo Pantanal mato-grossense.

Os produtores que não vacinarem devem ser multados em R$130, a cada cabeça de gado. O produtor que atrasar a comunicação junto ao Indea, fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.