Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Com safra recorde de milho, MT deve liderar produção de grãos no país

Empregos gerados pelo agronegócio aumentaram de 254 mil para 261 mil entre 2016 e 2017.

Rural | 01 de Junho de 2017 as 15h 38min
Fonte: G1 MT

Segundo instituto, safra deste ano deve ser a maior da história do estado |

Líder nacional na produção de grãos, Mato Grosso tem colhido ótimos resultados nas últimas safras. Além de ter expectativa de produzir 25% do total da produção do país, também deve ser o maior produtor de milho do país em 2017. É o que estima o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em 2016 a colheita do do milho chegou a 19 milhões de toneladas no estado. Com expansão de área, aumento de produtividade e chuvas regulares, neste ano a expectativa é que a safra ultrapasse 28 milhões de toneladas, considerada a maior da história em Mato Grosso.

Nos três primeiros meses de 2017, a safra recorde de grãos cumpriu a promessa de tirar a economia de um ciclo de oito trimestres seguidos de queda, enquanto a indústria e serviços não deram sinais claros de reação. O PIB da agropecuária cresceu 13,4% no primeiro trimestre, puxando um crescimento de 1% no PIB do primeiro trimestre.

A expectativa para a safra de milho e soja em Mato Grosso em 2017 é positiva: devem ser colhidas 28 toneladas de milho e 31 toneladas de soja. A colheita de milho varia entre os meses de junho e agosto. A colheita da soja terminou no mês de março, praticamente. Em 2016, Mato Grosso teve colheita de 27,8 milhões de toneladas de soja.