Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Conab discute perspectivas de inclusão socioprodutiva no estado

Rural | 27 de Janeiro de 2016 as 09h 01min
Fonte: Assessoria Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove, nesta quarta-feira (27), diálogo sobre inclusão socioprodutiva com representantes de cooperativas, associações e órgãos ligados à agricultura familiar e ao extrativismo do estado de Mato Grosso. O evento acontecerá em Várzea Grande e entre os presentes estarão o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, representantes de secretarias de estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outros.

Este encontro faz parte do painel “Desafios para a Implementação da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade”, ação que objetiva estabelecer um diálogo sobre as políticas e ações de inclusão socioprodutiva no estado. Depois do Mato Grosso, serão realizados também painéis no Pará (17/02), Amazonas (2/03) e Acre (16/03). 

A intenção é criar um plano de ação para estabelecer uma agenda de compromissos compartilhada entre governo federal, estadual e a sociedade civil, para ampliar a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e extrativistas. E tem como objetivo fortalecer este diálogo de maneira integrada com a agenda socioambiental.

Por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), o governo oferece subvenção a 15 produtos do extrativismo. De forma individual ou organizada em associações e cooperativas, os participantes recebem um bônus na venda do produto coletado nas florestas, quando a comercialização é realizada por um valor menor que o do preço mínimo fixado pelo governo federal.

Executada desde 2009, a política garante renda ao extrativista, o que permite a manutenção da atividade e a sustentabilidade social, ambiental e econômica junto às comunidades que vivem preservando as matas nativas de suas regiões. Nos últimos sete anos, foram aplicados mais de R$ 27 milhões na política.