Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Irrigação

Congresso Brasileiro será realizado em Mato Grosso

Evento está previsto para ocorrer Cuiabá no mês de novembro

Rural | 26 de Fevereiro de 2016 as 16h 59min
Fonte: Sandra Pinheiro Amorim - Sedec-MT

Cuiabá será sede do XVI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) no mês de novembro deste ano. O evento, que acontece pela primeira vez em Mato Grosso, será realizado em parceria pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedec), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Associação dos Produtores de Feijão e Irrigantes (Aprofir/MT) e Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).

A confirmação do evento no Estado foi dada na tarde de quinta-feira (25) pelo presidente da ABID, Helvecio Mattana Saturnino, e pelo secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, durante reunião para tratar da organização do congresso, cuja data será definida posteriormente.

A vinda do evento para Mato Grosso vai ao encontro das ações realizadas pelo Executivo Estadual. A Sedec está elaborando o Plano Diretor de Agricultura Irrigada de Mato Grosso, juntamente com a Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). Pela primeira vez o Estado terá seu próprio plano.

O uso do sistema de irrigação na produção agropecuária resulta em ganhos tanto do ponto de vista de produtividade, quanto do meio ambiente. “São vários os benefícios alcançados pela utilização do sistema, entre eles podemos citar o aumento da produtividade por hectare, minimização do risco, em função de veranicos e secas, e redução de abertura de novas áreas, reduzindo o desmatamento”, afirma Possebon.

O presidente da ABID ressalta a importância sobre o entendimento dos benefícios proporcionados pelo desenvolvimento dos negócios calcados na agricultura irrigada. “A agricultura irrigada precisa ser vista e trabalhada como uma grande parceria da gestão integrada dos recursos hídricos, do saneamento, e da revitalização dos corpos d’água (grandes acumulações de água)”, pontua Helvecio Saturnino.

Também serão parceiros do evento em Cuiabá a Seaf, Empaer, Ceasa, Ampa, Aprosoja e UFMT.