Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

BRS Imponente

Embrapa lança nova cultivar do feijão-caupi durante IV Conac

Rural | 01 de Junho de 2016 as 11h 21min
Fonte: Pauta Pronta Comunicação Corporativa

| Foto: Divulgação

BRS Imponente chega com atrativos que atendem diretamente o mercado internacional, um dos focos de debate durante o IV Congresso Nacional do Feijão Caupi que será realizado em Sorriso (MT)

Com foco no aumento da produtividade e no alcance de novos mercados para o feijão-caupi, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do Programa de Melhoramento Genético do Feijão-caupi, coordenado pela Embrapa Meio-Norte, em Teresina, Piauí, vai lançar no próximo dia 8 de junho a cultivar BRS Imponente. O lançamento faz parte da programação do IV Congresso Nacional de Feijão-caupi, que será realizado de 7 a 10 e junho, em Sorriso (MT).

De acordo com pesquisadores da Embrapa, a nova cultivar vem atender aos anseios de produtores e consumidores que há anos desejavam um produto com grãos brancos extra grandes e será a primeira no mercado brasileiro com atrativos que atendem diretamente o mercado internacional. Seu peso chega a ser um terço maior quando comparada a cultivar BRS Novaera, lançada anteriormente pela Embrapa.

Além do tamanho do grão, a BRS Imponente, de grãos de cor branca, com tegumento rugoso e anel do hilo marrom,  apresenta  também  características importantes para a mecanização, como o porte semiereto, ramos laterais curtos, ciclo de maturação precoce e inserção das vagens acima do nível da folhagem.

A cultivar BRS Imponente é mais adaptada ao cultivo em sequeiro, situação em que atingiu 2.181 kg por hectare (Mato Grosso), evidenciando o alto potencial de produtividade. No cultivo irrigado por aspersão convencional, a média de produção chegou a 1.165 kg por hectare.

A presença de altos teores de ferro e zinco é também uma característica importante dessa cultivar, superando as quantidades de minerais e nutrientes apresentadas pelo feijão-comum. O grão é de rápido cozimento e largamente utilizado na culinária das regiões Norte e Nordeste. A cultivar é indicada para o cultivo nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso.        

O lançamento da BRS Imponente será realizado às 9h45, no estande da Embrapa, Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso. As inscrições antecipadas pelo site foram encerradas, mas será possível participar do IV Conac efetuando a inscrição no local. A programação completa está no site: www.conac2016.com.br

 

Feijão-Caupi

O feijão-caupi (gênero Vigna), é também conhecido no Brasil como feijão macassar, fradinho ou de corda, e de tradicional consumo na região Nordeste. É produzido tradicionalmente por pequenos agricultores e em áreas restritas. Hoje a cultura do feijão-caupi encontra-se em franca expansão nos cerrados das regiões Meio-Norte e Centro-Oeste do Brasil, aonde vem sendo cultivada em grandes áreas e com uso de alta tecnologia.