Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Tecnologia

Empresa de genética testará soja transgênica em Sinop

Lavoura experimental será feita com soja resistente a insetos importada da Argentina

Rural | 22 de Janeiro de 2016 as 17h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

A GCM Genética do Brasil Ltda, empresa com sede no Paraná, irá fazer a liberação planejada de soja geneticamente modificada em Sinop. A permissão para instalação de uma lavoura experimental foi expedida nesta sexta-feira (22) pelo presidente da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), órgão responsável pela regulamentação de cultivares modificadas.

A soja que será liberada no meio ambiente de forma controlada para testes foi geneticamente modificada para ser resistente a insetos e tolerante a herbicidas (MON 87701×MON 89788×MON 87708×MON 87751). As sementes são importadas de Chacabuco, na Argentina. A empresa está autorizada a importar 9,84kg de sementes para plantio na Safra 2016/2017.

Os ensaios serão conduzidos nas Unidades Operativas da empresa. Serão 15 campos experimentais. Além de Sinop, a variedade será testada em Sorriso e Nova Mutum. Passo Fundo/RS, Santa Bárbara do Sul/RS, Muitos Capões/RS, Cambé/PR, Sertanópolis/PR, Palotina/PR, Marechal/PR, Maracaju/MS, Rio Verde/GO (Propriedade GDM), Rio Verde/GO (Faz. São Tomaz São Pedro), Jataí/GO e Santa Helena de Goiás/GO, também receberão a semente.

O extrato prévio expedido pela CTNBio não exime a empresa de cumprimento das demais legislações vigentes no país para manipulação de transgênicos. O público em geral tem 30 dias para se manifestar sobre a permissão, podendo contestá-la. Informações complementares sobre o processo podem ser obtidas através do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), na página eletrônica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A GCM Genética do Brasil Ltda atua no país com a marca Brasmax, desenvolvendo, testando, multiplicando e comercializando variedades de semente de soja para todo Brasil. Um de seus produtos atingiu a incrível marca de 147 sacas de soja por hectare, em uma lavoura modelo com 4 hectares. A empresa foi a vencedora do último desafio de produtividade feito pelo CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil), com a semente Brasmax Ativa RR.