Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Ajustes

Equipe de gestão recebe setor produtivo para tratar de melhorias no CAR

Reunião buscou estabelecer parcerias para obter mais capilaridade e eficiência no sistema

Rural | 21 de Outubro de 2016 as 17h 56min
Fonte: Fernanda Nazário | Sema-MT

Com a proposta de promover transparência e estabelecer o diálogo, a equipe de gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) se reuniu com representantes do setor produtivo de Mato Grosso para apresentar o plano de ações que contempla mudanças no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). O encontro foi realizado nesta quinta-feira (20). O mesmo plano foi apresentado para as principais Organizações Não Governamentais (ONGs) do estado na semana passada.

Durante a reunião, o secretário executivo da Sema, André Baby, explicou o motivo pelo qual a Sema está retomando a gestão do sistema, que atualmente é feita pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Não vislumbramos ruptura com o Governo Federal. Estamos construindo um novo sistema que garanta segurança jurídica e agilidade nas análises. Queremos regularizar as propriedades rurais, resolver o problema do setor produtivo e, consequentemente, preservar o meio ambiente, que é o nosso objetivo maior”.

Para o consultor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Amado de Oliveira, acompanhar o andamento das negociações é importante, pois assim o setor poderá contribuir com o Estado na escolha do melhor caminho para o CAR. “O compromisso é bilateral e o trabalho conjunto garantirá um sistema eficiente aos produtores”.

O secretário geral da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Fausto Tekizawa, avalia que o atual cenário do CAR não tem sido animador. Ele acredita que as ‘idas e vindas’ do sistema gerou desgaste entre os produtores, todavia, a postura da Sema em esclarecer a situação foi essencial. “A atual gestão foi transparente, se mostrando à disposição de propor melhorias e só vamos avançar se fizermos um trabalho compartilhado”.

Também participaram do evento o assessor chefe da Sema, Rodrigo Quintana Fernandes; a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazaretti; representantes da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa); Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt); Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja); do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de MT (Cipem) e da Associação dos Criadores de Suínos de MT (Acrismat).

 

Sobre o plano de ações

Uma das principais propostas em andamento consiste na contratação de uma empresa para fazer a gestão do sistema CAR, com as regras e funcionalidades necessárias, por meio de uma dispensa de licitação, com orientação e acompanhamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O investimento, em torno de R$ 7,5 milhões, na ferramenta tecnológica será feito sem onerar os cofres públicos, por meio de um Termo de Compromisso com a Copel Usina Hidrelétrica Teles Pires (UHE Colíder), modalidade que advém de um dos itens do Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento. A previsão de o sistema estar funcionando plenamente é março de 2017.