Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Exponop 2015

Estudantes participam de programação especial durante Exponop

Rural | 12 de Junho de 2015 as 09h 10min
Fonte: Juliane Fladzinski - BW Comunica

| Foto: Thiago Pessine

Nesta quinta-feira (11), cerca de 150 alunos participaram da programação desenvolvida pelo projeto Pró-Valores em parceria com a Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) e secretaria Municipal de Educação durante a 31ª Exponop, que é realizada no Parque de Exposições, em Sinop (MT). Os estudantes, de escolas municipais do 6º ao 8º ano, das escolas Jardim Paraíso e Basiliano do Carmo de Jesus, assistiram a palestras nos estandes do Exército, Agro Baggio e na Mini Fazenda.

O objetivo da programação, segundo o executivo do Pró-Valores, Paul Bruning, é fazer com que os alunos conheçam novas tecnologias, saibam mais sobre o setor do agronegócio e as possíveis áreas de atuação e formação profissional.

 “Os estudantes puderam conferir de perto as grandes máquinas utilizadas na agricultura, tiveram acesso a tecnologia voltada também ao pequeno produtor e se inteiraram mais sobre o trabalho e atividades desenvolvidas pelo Exército. Além disso, compreenderam ainda mais a importância da educação e de como a criação e manuseio das tecnologias do campo também exige dedicação aos estudos”, afirmou Bruning.

A diretora da escola Jardim Paraíso, Veridiana Paganatti, informou que grande parte dos estudantes da instituição residem na área rural.

 “Um dos principais pontos apresentados nas palestras foi à necessidade de profissionais que desenvolvam novas formas para melhorar a agricultura por exemplo, área em que a maioria dos alunos convive”, relatou Veridiana.

De acordo com o instrutor do Tiro de Guerra, 1º Sargento Isaac Carvalho da Silva, além de explicar quais atividades são desenvolvidas pelo Exército, a palestra também demonstrou aos estudantes outra opção de carreira, a militar.

“Em 2017 serão 700 vagas para 58º Batalhão de Infantaria Mecanizada, que está sendo construído em Sinop. É uma opção de carreira militar próxima para os jovens do município e região”, destacou o Sargento.

A possibilidade de seguir carreira militar chamou a atenção do aluno Gustavo Fernando Humado, de 15 anos.

 “Gostei muito da palestra do Exército, porque ficamos sabendo mais sobre as atividades e equipamentos que são utilizados”, ressaltou Humado. 

Na Agro Baggio, os estudantes tiveram mais informações sobre o funcionamento das máquinas usadas na agricultura de precisão. Segundo o responsável pelo setor de tecnologia da empresa, Fernando Wildner, a palestra no estande reforçou a necessidade de conhecimento técnico e de informática para manuseio dos equipamentos.

 “Por exemplo, citamos que um operador de colheitadeira ganha em média R$ 5 mil, mas como a mesma é uma máquina de alta tecnologia e que opera via satélite é necessário aperfeiçoamento e muito treinamento para controla-la”, observou Wildner.

Na Mini Fazenda, os estudantes foram orientados pelos acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que apresentaram esqueletos de animais e máquinas adaptadas para pequenas propriedades. Segundo o coordenador de laboratório de Anatomia, Cleberson Lira, os materiais expostos e as informações repassadas serviram de complemento ao conteúdo escolar.

 “Tivemos a oportunidade de complementar muitos assuntos que esses alunos acompanham em sala de aula”, relatou Lira.

Nesta sexta-feira (12), em torno de 200 alunos do Centro Educacional Lindolfo José Trieweiler devem visitar a 31ª Exponop, sob coordenação da equipe do Pró-Valores.