Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Fomento

FCO Rural libera R$ 400 milhões para financiamento

Em três meses foram analisadas 718 cartas-consultas e aprovadas 681

Rural | 08 de Maio de 2015 as 15h 03min
Fonte: Thalita Bruno

A Câmara Setorial de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) aprovou este ano 681 cartas-consulta, que somam investimentos de R$ 400 milhões, que deverão receber financiamentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO/Rural). Os projetos a serem beneficiados estão distribuídos em todas as regiões do estado.

Desde fevereiro deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e 17 representantes governamentais, sociedade civil e setor agrícola estão se reunindo para analisar as cartas-consulta para o enquadramento no FCO Rural. Ao todo já foram realizadas seis reuniões do CPACR . Em três meses foram analisadas 718 cartas-consultas e aprovadas 681.

De acordo com o superintendente de Política Agrícola e Crédito da Sedec, Eldo Orro, o objetivo da CPACR é analisar a parte técnica das propostas de enquadramento. “Essa avaliação proporciona uma melhor administração na distribuição dos recursos e no fomento do agronegócio no Estado”.

O superintendente ressalta ainda que do total de projetos aprovados 60% estão voltados à atividade pecuária e 40% para a agricultura, distribuídos em todas as regiões do Estado. “Fizemos um levantamento que indica a distribuição dos investimentos aprovados nas diversas regiões do Estado. O Médio-Norte registrou 11%, Centro-Sul 18%, Sudeste 23%, Nordeste 18%, Oeste 8%, Noroeste 12% e o Norte, com 10%”.

Os produtores interessados em acessar os recursos do FCO Rural devem buscar as agências do Banco do Brasil ou do Sicredi e os juros do financiamento variam de 4,5% a 6,5% ao ano. A CPACR tem o objetivo de apresentar propostas de reformulação de Política Agrícola e Agrária Estadual; deliberar sobre projetos de financiamento para o desenvolvimento da agriculta em Mato Grosso, apreciar, avaliar, emitir parecer, estabelecer normas e subsidiar as decisões do Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA-MT), ligado à Secretaria-adjunta de Agricultura da Sedec.