Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Conhecimento

Ganhador do Nobel da Paz fará palestra em Sinop

Pesquisador vem a convite da Embrapa para ministrar treinamento sobre sustentabilidade

Rural | 06 de Maio de 2016 as 16h 49min
Fonte: Assessoria

O pesquisador Rattan Lal, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007 como membro do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC), ministrará a Capacitação em Sustentabilidade Agropecuária na Embrapa Agrossilvipastoril e na UFMT, em Sinop, entre os dias 8 e 14 de maio. O treinamento abordará questões como evolução da agricultura, conservação de solo, agricultura e meio ambiente e mudança do clima.

Coordenado pelo professor da UFMT-campus Sinop Daniel Abreu e pela pesquisadora da Embrapa Florestas Marina Morales, o evento é destinado a pesquisadores, professores universitários e estudantes de pós-graduação e graduação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail marina.morales@embrapa.br.

O curso será realizado em inglês, não havendo tradução simultânea. Os certificados de participação serão emitidos pela UFMT.

 

Programação

A capacitação terá início no domingo, dia 8, no auditório da Embrapa. Neste dia, o palestrante falará sobre a Evolução da Conservação na Agricultura e sobre Solo e Paz.

Na segunda-feira o treinamento terá continuidade somente no período da tarde, no campus da UFMT em Sinop. Após a abertura feita pelo professor Daniel Abreu, Lal falará sobre Meio Ambiente e Agricultura na universidade. Em seguida haverá uma apresentação sobre o programa de intercâmbio internacional da Universidade de Ohio.

Na terça e quarta-feira a programação retornará para a Embrapa Agrossilvipastoril, sendo que na terça haverá palestras sobre a Ciência do Solo no Século XXI e sobre a União Internacional sobre Ciência do Solo e Questões Globais. Na quarta, a capacitação será apenas durante a manhã, com a apresentação Fato do Carbono Transportado pela Erosão.

Após Rattan Lal cumprir agenda em Juara, onde visitará uma fazenda de integração lavoura-pecuária, e em Cuiabá, onde fará palestras na UFMT e visitará instituições como Famato e Aprosoja, ele retorna a Sinop onde encerra a capacitação na manhã de sábado, dia 14, com a apresentação "Além da COP 21: Potencial e Desafios do Programa 4 por 1000".

 

Rattan Lal

Diretor do Centro de Gestão e Sequestro de Carbono da Universidade de Ohio, Rattan Lal trabalha com conservação de solo, gestão sustentável, sequestro de carbono, mudança do clima e segurança alimentar. Seu currículo disponibilizado no site da universidade norte-americana contabiliza 1986 publicações, com mais de 20 mil citações na Web of Science e quase 54 mil de acordo com o Google Escolar.

Lal nasceu na Índia, em uma região hoje pertencente ao Paquistão. Graduou-se na Universidade de Agricultura de Punjab, fez mestrado em Nova Deli (Índia) e PhD em Ohio, onde é professor de ciências do solo desde 1987.