Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Pagando o preço

Governo federal cobra compromisso de Mato Grosso diante da alta no desmatamento

Rural | 01 de Dezembro de 2015 as 08h 50min
Fonte: Da Redação

Mato Grosso aumentou em 40% o desmatamento da Amazônia Legal entre julho de 2014 e agosto de 2015, sendo o é o segundo maior em abertura de áreas entre os nove estados que compreendem a região. Devido a estes dados, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, deu 60 dias para  Mato Grosso se explicar e apresentar dados de desmatamento autorizado.

O governo federal considera “incompreensível” os resultados constatados, uma vez que os estados receberam R$ 220 milhões para a modernização de seus sistemas de licenciamento e fiscalização. Em todo Brasil o acréscimo foi de 16%. Mato Grosso perde apenas para o Pará em termos de extensão. O Amazonas foi outro estado que também teve crescimento no índice de desmatamento.

O estudo mostra, ainda, que o aumento de desmatamento da região da Amazônia Legal só não foi maior, porque o Acre reduziu em 10% o desmatamento, Amapá em 58%, Maranhão em 16% e Roraima 32%.  De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os aumentos constatados em Mato Grosso, Amazonas e Rondônia levou o Ibama a notificar os três Estados. O Ministério do Meio Ambiente informou que os dados serão confrontados com as informações do Inpe para que as autorizações permitam com que o Ibama possa impor as sanções previstas às áreas desmatadas ilegalmente.