Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Agricultura

Grupos de trabalho farão estudo sobre épocas de plantio de soja e qualidade de sementes

Rural | 10 de Dezembro de 2015 as 16h 11min
Fonte: Dayanne Santana | Assessoria/Sedec-MT

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) publicou esta semana no Diário Oficial as portarias 085/2015 e 086/2015. A primeira cria um grupo de trabalho que irá realizar um estudo sobre as épocas de plantio das lavouras de soja. O grupo terá 90 dias para concluir os trabalhos. Já a segunda estabelece a criação de um grupo de trabalho que será responsável por desenvolver um estudo sobre a qualidade de sementes utilizadas nas lavouras de soja. O estudo deve ser concluído em até 180 dias.

Mato Grosso é responsável por cerca de 30% da produção nacional de soja. As lavouras da oleaginosa ocupam uma área de 9 milhões/ha. Por ser a principal cultura em produção e em importância econômica, o Governo do Estado tem se preocupado em realizar políticas públicas que garantam a sustentabilidade da produção da oleaginosa a médio e longo prazos no Estado.

Os grupos serão coordenados pelo secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, que afirma que os grupos têm a função de fazer um estudo aprofundado para avaliar as medidas para garantir a qualidade da produção. “Os estudos visam analisar qual o melhor período de plantio da soja, quais são os impactos sobre pragas e doenças e também melhorar a eficiência econômica,fazer um balanço entre melhor produtividade e minimizar os riscos de pragas”.

No final de setembro deste ano foi publicada a Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea-MT nº 002/2015, com medidas específicas para a prevenção e promoção do controle fitossanitário da praga ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi). Entre algumas das medidas estão, a fixação do período de 16 de setembro a 31 de dezembro para o plantio de soja em Mato Grosso, a proibição do plantio em sucessão da cultura de soja sobre soja, soja segunda safra ou safrinha na mesma área, e o vazio sanitário para a cultura da oleaginosa de 15 de junho a 15 de setembro.

De acordo com Possebon, os grupos de trabalho pretendem ampliar a discussão quanto ao período de plantio, pensando não só no controle da ferrugem asiática, bem como, de outras pragas como mosca-branca e helicoverpa armígera. “Vamos ampliar a discussão para ver se a medida que atende ao controle da ferrugem asiática, atende outros aspectos. Outros elementos, como produtividade, produção de sementes própria para o agricultor, controle de pragas serão analisados. Pode ser que os estudos apontem que o período em vigor garante o sucesso no controle da mosca-branca e da helicoverpa armígera”.

Os grupos serão compostos por um representante da Sedec, do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária (Fundação MT) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).