Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Soja

Indea fiscaliza 1,7 mil propriedades no início do vazio sanitário

Em comparação com 2014, houve um aumento de 42% no número de fiscalizações

Rural | 04 de Agosto de 2015 as 17h 59min
Fonte: Fonte: Dayanne Santana

Entre os dias 1° e 30 de junho, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso fiscalizou 1,7 mil propriedades, em 97 municípios do Estado. Foram emitidas 285 notificações e expedidos 85 autos de infração. Em comparação com junho de 2014, houve um aumento de 42% no número de fiscalizações. O vazio sanitário da soja foi instituído em Mato Grosso como medida fitossanitária em 2006.

Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. São cerca de cinco mil propriedades que ocupam uma área de aproximadamente nove milhões de hectares. O vazio sanitário da soja, safra 2014/2015, teve início no dia 1º de junho e vai até 15 de setembro, totalizando 107 dias. Nesse período não poderá haver nenhuma planta de soja viva, seja de plantio ou guaxa. O vazio sanitário foi instituído com o objetivo de atuar como redutor do inóculo da ferrugem asiática na safra seguinte.

De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Ronaldo de Assis Medeiros, “o cumprimento do vazio sanitário tem contribuído para a redução no uso de agrotóxicos e consequentemente, reduzindo o custo da produção”.

A ferrugem asiática da soja é uma doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, que causa desfolha precoce da planta impedindo a completa formação dos grãos, o que gera redução na produtividade. Rogaciano Arruda, fiscal do Indea, explica que “a ausência de plantas de soja nas lavouras é para quebrar o que se chama de ‘ponte verde’, ou seja, não tendo a presença do hospedeiro, o fungo causador da ferrugem asiática não vai estar presente. Vamos ter a supressão dessa praga nas lavouras”.

O período do vazio sanitário foi definido na Instrução Normativa Conjunta das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec)/Agricultura Familiar (Seaf)/Indea-MT n°001/2015, publicada no Diário Oficial em 9 de fevereiro deste ano. A data de início para 2015 foi alterada, excepcionalmente, de 1º de maio para 1º de junho, como consta na Portaria Indea-MT n° 033/2015, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, em 30 de abril.

O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, afirmou que para a definição do período “levou-se em consideração as condições do tipo de solo e clima do Estado, com base na orientação da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA-MT) e em notas técnicas de instituições de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação MT”.

A multa para quem descumprir o período é de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT), mais 2 UPF por hectare de planta não eliminada. Consulte o valor da UPF na página da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

O descumprimento do vazio sanitário da soja pode ser denunciado à Ouvidoria do Indea, pelo 0800 647 9990.