Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Lançamento

Livro conta a história da criação da Embrapa Agrossilvipastoril

Rural | 13 de Maio de 2016 as 09h 46min
Fonte: Gabriel Rezende Faria

| Foto: Divulgação

Será lançado hoje (13-05), a partir das 15h, na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT), o livro "Embrapa Agrossilvipastoril: uma história construída por várias mãos". A publicação, feita em formato digital (E-book), faz o registro da construção e consolidação do primeiro centro de pesquisa da Embrapa em Mato Grosso.

A publicação é fruto de um projeto de comunicação interna da Unidade e visa registar de forma imediata a história do centro e evitar a perda de informações. Além disso, ela busca dar visibilidade e valorizar as pessoas que fizeram parte desta construção.

O livro foi editado por Cristina Santos e Gabriel Faria e tem como autores os quatro integrantes da primeira gestão da Embrapa Agrossilvipastoril e a própria Cristina. Cada um deles relata em primeira pessoa as experiências vividas, os desafios, as aventuras, erros e acertos nos seis primeiros anos da instituição. Todos os empregados que passaram pela Unidade também foram convidados a participar deixando registrada aquela que consideram ser a maior contribuição deles para a construção do centro de pesquisa.

"O livro é uma oportunidade de registrar essa construção, que desde a concepção se mostrou muito rica. Tanto em termos de estrutura arquitetônica, como nessa questão de formação de pessoas. É também uma forma de registrar a história das pessoas que passaram por aqui", explica Cristina Santos.

Nos relatos dos autores é possível ver as articulações políticas, a negociação para se definir a área onde seria implantada a Embrapa, o desafio do planejamento de um centro de pesquisa diferenciado, a correria para elaboração do projeto arquitetônico, a aventura pela floresta para retirar a madeira doada pelo Ibama que seria usada na obra, os trabalhos de transferência de tecnologia, a formação da equipe, a definição da programação científica, a aprovação dos projetos de pesquisa, a interação entre os embrapianos e da instituição com a sociedade, entre outros temas.

O livro "Embrapa Agrossilvipastoril: uma história construída por várias mãos" poderá ser baixado gratuitamente no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril a partir da tarde desta sexta-feira. Para lê-lo é preciso ter no computador, tablet ou celular aplicativos ou plug ins próprios para leitura em formato e-book.

Veja mais informações sobre como visualizar o e-book aqui.

 

Embrapa Agrossilvipastoril

A Embrapa Agrossilvipastoril é uma das 46 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Criada em 7 de maio de 2009, teve sua inauguração em 6 de julho de 2012, em Sinop (MT).

Desenvolve pesquisas buscando viabilizar soluções tecnológicas sustentáveis e competitivas para sistemas integrados de produção agropecuária, sobretudo a integração lavoura-pecuária-floresta.

Atualmente a Embrapa Agrossilvipastoril tem 84 empregados, sendo 35 analistas, 28 pesquisadores, 13 assistentes e 8 técnicos. O Centro de Pesquisa ainda conta com 18 empregados de outras oito Unidades da Embrapa, como Arroz e Feijão, Algodão, Florestas, Informática Agropecuária, Mandioca e Fruticultura, Milho e Sorgo, Meio-Norte, Produtos e Mercado e Soja. Desses, 12 são pesquisadores, um é analista e cinco são técnicos.

 

Ficha técnica:

E-BOOK - Embrapa Agrossilvipastoril: uma história construída por várias mãos

Editores técnicos: Ana Cristina dos Santos e Gabriel Faria

Autores: João Flávio Veloso Silva, Tênisson Waldow de Souza, Lineu Alberto Domit, Austeclínio Lopes de Farias Neto e Ana Cristina dos Santos.

Download gratuito em www.embrapa.br/agrossilvipastoril (após o lançamento)