Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Agricultura

Palestras sobre Cadastro Ambiental ocorrem em nove municípios de MT

Rural | 19 de Março de 2015 as 15h 46min
Fonte: G1/MT

Na próxima segunda-feira (23), terá início uma rodada de palestras de orientação sobre o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (Sicar) em nove municípios de Mato Grosso. Os eventos serão realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e sindicatos rurais. O prazo para cadastrar as propriedades rurais no Sicar vai até o dia 5 de maio.

Em dezembro de 2014 e janeiro deste ano, foram realizadas oficinas de orientação sobre o Sicar em 19 municípios. Em outubro, outros 10 municípios da região de Juína receberam a rodada de palestras.

Segundo a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi, a rodada de palestras será retomada para atender mais nove sindicatos rurais que solicitaram orientações. "O produtor que não fizer o CAR sofrerá diversas penalidades, entre elas a perda dos benefícios previstos pelo novo Código Florestal, suspensão de serviços da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), restrição a linhas de crédito ou programas de fomento, além de se tornarem passíveis de autuação", alerta.

Mato Grosso tem 89,32% (43 mil hectares) da área já cadastrada no Sistema, sendo que a área total é de 48.688.711 hectares (IBGE 2006), de acordo com dados do Sistema Florestal Brasileiro (SFB). A área cadastrada representa 52.522 imóveis diante de um número total de 112.987 propriedades (IBGE 2006).

"Independente do tamanho do imóvel rural, será preciso fazer o CAR. É importante destacar que os assentamentos devem procurar o Intermat ou o Incra, que são os responsáveis pelo cadastro", esclarece. Lucélia informa ainda que qualquer pessoa pode consultar a situação cadastral, basta saber o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), acessar o site da Sema ou do governo federal que dá acesso ao CAR e fazer a consulta.

Para baixar o sistema, basta acessar o site da Sema.

 

Confira a data das palestras, que ocorrerão nas sedes dos sindicatos rurais, às 19h.

23/Mar - Vila Rica

24/Mar - S.Felix do Araguaia

25/Mar - Cocalinho

26/Mar - Nova Xavantina

27/Mar - Torixoreu

6/Abril - Colíder

7/ Abril - Guarantã Norte

8/ Abril - Gaúcha do Norte

9/ Abril - Ipiranga do Norte