Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Rural

Parceria entre Senar-MT e Fetagri é fortalecida

Rural | 24 de Junho de 2015 as 08h 42min
Fonte: Assessoria

A parceria entre trabalhadores e pequenos produtores rurais com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso  (Senar-MT) foi reforçada na tarde desta terça-feira (23.06) com a participação do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, no Seminário Estadual de Formação de Lideranças Sindicais e Associativas. Promovido pela Federação de Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT), o evento reuniu presidentes de sindicatos dos trabalhadores de todo o Estado para debater a importância do associativismo. O papel do Senar-MT foi um dos temas principais do encontro.

"Essa divisão entre pequeno, médio e grande, não fomos nós que criamos. O que vejo aqui são todos juntos, em uma luta conjunta, independente do tamanho, para sermos reconhecidos como produtores de alimentos de Mato Grosso, capazes de gerar renda e desenvolvimento", destacou Prado durante sua explanação sobre as parcerias estabelecidas entre o Senar-MT e a Fetagri.

O presidente do Sistema Famato/Senar lembrou a união prática das duas entidades por meio de projetos estabelecidos junto ao Conselho Consultivo do Senar-MT. Ele também reforçou o empenho para construção do centro de capacitação da Fetagri, para o qual já existem recursos na ordem de R$ 5 milhões alocados, a partir da definição do terreno onde será erguido o prédio. Existe a possibilidade de o governo do Estado doar uma área na região do Centro Político Administrativo, e Prado assegurou que vai se esforçar para que isso se concretize.

"Um prédio é algo muito importante. Porém, mais importante ainda é o fortalecimento da parceria para capacitar e qualificar pessoas. Mato Grosso já é um estado que está na vanguarda da produção agropecuária deste país, mas não adianta ter título se não houver gente com conhecimento para gerar rentabilidade neste negócio", destacou.

Rui aproveitou para lembrar aos presidentes de sindicatos de trabalhadores presentes no evento que procurem os Sindicatos Rurais de seus municípios para requisitarem e levarem cursos de capacitação do Senar-MT até lá. "Até 2020, precisaremos de 1 milhão de pessoas qualificadas para o setor. Já qualificamos cerca de 600 mil. Ou seja, ainda temos o desafio de qualificar 400 mil pessoas".

Após os compromissos firmados pelo presidente, a analista de projetos do Senar-MT, Daniela Figueiredo, fez uma apresentação sobre o trabalho realizado pela entidade no Estado.

"Nós temos muito a agradecer à atuação da Famato e do Senar-MT em nossa cidade. Depois do anúncio da construção do centro de capacitação, como está ampliando a parceira com os produtores e trabalhadores rurais de lá. Quero reconhecer isso de público", declarou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Araguaia, Marleide Vieira. Um centro avançado de capacitação do Senar-MT será construído na cidade, conforme autorização anunciada pelo diretor da Famato, Rogério Romanini, no mês passado.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.