Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Plantio de milho avança, mas atraso é de 22,6 pontos

Na mesma semana em 2014, semeadura tinha alcançado 45,9%

Rural | 18 de Fevereiro de 2015 as 15h 42min
Fonte: Amanda Sampaio

Os trabalhos de semeadura do milho nos campos mato-grossenses avançaram 10,6 pontos percentuais na última semana, chegando a 23,3%, o que corresponde a 660 mil hectares da área total que deve ser cultivada com o cereal nesta safra estimada em 2,8 milhões de hectares. Mas, apesar do avanço, a semeadura no Estado está atrasada em 22,6 pontos percentuais, já que, em 2014, cerca de 45,9% da área já havia sido cultivada neste período do ano. A estimativa é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O atraso na semeadura, com relação à mesma semana no ano passado, ocorre nas seis regiões do Estado analisadas pelo Imea, sendo que a Centro-sul registra o maior atraso (-28,7 pontos percentuais), seguida pela Noroeste (-24,7 pontos percentuais). O menor atraso é encontrado na região Nordeste, de -2,4 pontos percentuais, onde o cultivo chegou a 15% na semana passada, cerca de 39 mil hectares de uma área total de 259,3 mil hectares.

De acordo com boletim semanal de milho divulgado pelo Imea no dia 9 de fevereiro, o ritmo dos trabalhos ainda não é o mesmo que o das últimas safras, mas o Instituto prevê que, entre o final de fevereiro e o início de março, os trabalhos no campo sejam intensificados, pois neste período a colheita de soja deve estar a todo vapor, ocorrendo assim nesta época os maiores avanços semanais. "Desta forma, assim como ocorreu na safra anterior, a semeadura de milho pode se estender para além da janela ideal, sendo previsto que na última semana de fevereiro apenas 66,24% da área do Estado já esteja semeada. Já para a primeira semana de março, é possível que a semeadura continue em ritmo acelerado, e alcance 91,03% da área total do Estado, nível próximo ao da média das últimas cincos safras", informa o boletim.

O volume da nova safra deve atingir aproximadamente 14,5 milhões de toneladas de milho, conforme levantamento do Imea.