Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Prazo para aderir ao CAR encerra em maio

Proprietários tem até o dia 5 de maior para fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural

Rural | 15 de Abril de 2015 as 15h 22min
Fonte: Assessoria

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sinop, orienta todos os proprietários de imóveis rurais e posseiros que queiram estar em dia com a lei 12.651/12 (Novo Código Florestal) e acessar linhas de crédito rural devem fazer a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 5 de maio por meio do endereço eletrônico www.car.gov.br e seguir as instruções apresentadas na guia explicativa.

A partir desta data, instituições financeiras que oferecem crédito a produtores rurais passarão a exigir o comprovante do CAR. Além disso, quem perder o prazo não terá benefícios previstos no Novo Código Florestal.

O objetivo é formar uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O CAR é composto de dados pessoais do proprietário, além de dados cadastrais e da localização georreferenciada das Áreas de Preservação Permanente (APP). Áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Uso Restrito (AUR).

Após a conclusão do CAR, quem tiver passivo ambiental, ou seja, área de reserva legal ou preservação permanente a ser recuperada, terá um prazo máximo de 20 anos para fazê-lo, segundo estipula o Programa de Recuperação Ambiental (PRA).

Segundo a Secretária da pasta Cristina Ferri, o próprio proprietário pode cadastrar a sua área sem custo nenhum, e isso facilita muito para a agilidade do processo.

Os proprietários que não se cadastrarem terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos. Além disso, quem perder o prazo não terá benefícios previstos no Novo Código Florestal, como a suspensão de multas administrativas por corte irregular de vegetação no imóvel e a possibilidade de regularizar áreas de Reserva Legal.