Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

12 de Outubro

Programas do SENAR-MT atendem milhares de crianças em todo o Estado

Rural | 11 de Outubro de 2016 as 15h 08min
Fonte: GECOM SENAR-MT

| Foto: GECOM SENAR-MT

"Eu vi vaca, bezerrinho, galinha, um monte de planta. Consegui tirar leite. Foi muito bom", comemora a pequena Poliana Tavares Dias, de sete anos.

"O que eu mais gostei foram as mini vacas pois nunca havia visto pessoalmente, só pela televisão", conta a animada Amanda Silva de Oliveira, de oito anos.

Estes são apenas alguns relatos dos pequenos que já participaram do programa Filhos no Campo, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) desde 2012.

Além deste, o SENAR-MT conta com mais dois programas voltados para as crianças e que estão inseridos em um dos pilares da instituição de ensino rural que é a promoção social. São eles a Equoterapia e o Cine Senar.

O programa Filhos no Campo trabalha com crianças de 07 a 12 anos. Realiza atividades de caráter educativo e recreativo contribuindo para o desenvolvimento social e cultural das crianças, proporcionando a elas o conhecimento da realidade dos modelos de produção agropecuária do estado, despertando o interesse e vivenciando o dia a dia de uma propriedade rural que produz alimentos.

Neste ano, até o mês de setembro, o número de crianças atendidas no Filhos no Campo chegou a 634. Ainda estão programados mais 50 eventos do programa até o final do ano.

 

Equoterapia

É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O programa Equoterapia existe desde 2005 e conta com 16 parceiros em todo o Estado. Em 2016 até setembro já foram 7514 atendimentos realizados e os resultados são muito animadores.

"Temos casos de crianças que chegaram aqui sem andar e hoje já dão passos firmes. A evolução é tanto física quanto comportamental", conta a instrutora credenciada junto do SENAR-MT, Viviane Segatto, que atende 25 crianças em Sapezal, onde o programa é realizado em parceria com a APAE.

 

Cinema

Outro programa especial do SENAR-MT que também tem como público as crianças é o Cine Senar. Neste ano já foram realizados eventos em 57 municípios e outros 28 ainda irão receber o evento até o final do ano. Os filmes exibidos são animações, que fazem a alegria da garotada. Além disso, tem balão, pipoca e brincadeiras para os pequenos.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, destaca que este olhar para as crianças contribui para transformar vidas e formar cidadãos mais conscientes. “É um dos nossos objetivos oferecer, além de conhecimento, a promoção social das comunidades rurais. E inserir as crianças neste contexto é fundamental”.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).