Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Mecanização agrícola

Representantes do Senar-MT e Imea apresentam dados de Mato Grosso em Congresso na Dinamarca

Rural | 16 de Junho de 2016 as 17h 27min
Fonte: Fonte: Assessoria Gecom

| Foto: Asssessoria Gecom/Rafael Manzutti

Equipe formada por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) participam, entre os dias 19 e 23 de junho, da 26ª Conferência Anual Mundial IFAMA e  da 12ª Conferência Internacional de Wageningen da Cadeia e Gestão de Rede (WiCaNeM). O evento acontece na cidade de Aahus, na Dinamarca.  Os representantes vão mostrar uma pesquisa sobre Mecanização Agrícola feita pelo Imea, em Mato Grosso, a pedido do Senar-MT.

A pesquisa foi realizada por amostragem durante o quarto trimestre de 2014. O questionário foi aplicado a 318 produtores do Estado em 59 municípios mato-grossenses, responsáveis pelo equivalente a 8% da área de soja de Mato Grosso.

De acordo com a pesquisa, quase metade dos produtores de soja em Mato Grosso (42%) afirma fazer uso de agricultura de precisão em suas lavouras. Em algumas regiões, como o sudeste e o oeste do Estado, o índice ultrapassa 50%.  Isso significa, para o Imea, que os produtores do Estado praticam a agricultura de precisão.

A informação corrobora os dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que demonstra o aumento de 90% no volume de colheitadeiras vendidas no Estado entre 2009 e 2013, em comparação com os cinco anos anteriores. O crescimento da compra de tratores de roda em Mato Grosso foi ainda maior, de 107%, conforme a entidade, no mesmo período.

As estratégias de precisão adotadas pelos produtores e questionadas no levantamento são mapa de fertilidade (41% realizadas), mapa de colheita (18%), mapa de pragas, doenças e plantas daninhas (15%), aplicação por taxa variável (36%) e aplicação por zona de manejo (36%). A região mais mecanizada do Estado, a oeste – onde 54% dos produtores fazem agricultura de precisão – tem 50% de incidência na maioria desses indicadores.

MÃO DE OBRA – Embora o dado expressivo da presença de práticas da agricultura de precisão em 42% das lavouras do Estado, a maioria dos agricultores entrevistados no estudo, proprietários de 710 mil hectares de áreas nas diversas regiões, aponta que não utiliza os maquinários com toda sua capacidade em virtude da falta de mão de obra qualificada para tal. Ao menos 88% deles alegam ser a falta de profissionais capacitados o principal gargalo para adotarem esses novos processos de produção.

A pesquisa também revela que a maioria dos trabalhadores que operam os maquinários de ponta nas fazendas recebeu treinamento das empresas que venderam os equipamentos. O nível de satisfação desses funcionários com os cursos recebidos não atinge 50% deles em nenhuma região do Estado.

Sendo assim, como conclusão, o estudo aponta uma lacuna de conhecimento da mão de obra e a necessidade de melhoria na qualidade das capacitações desses profissionais. É nesse cenário que se destaca a importância da ampliação dos cursos de agricultura de precisão oferecidos pelo Senar-MT.

Além de oferecer o treinamento em Tecnologia de Precisão desde 2013, curso que prepara profissionais que já atuam na operação de máquinas para utilizar os instrumentos tecnológicos de precisão embarcados, o Senar-MT também oferece a Qualificação em Agricultura de Precisão, uma preparação de 120 horas destinadas a pessoas que nunca atuaram no mercado da agricultura de precisão.

 

Evento

Durante cinco dias, líderes de negócios e ciências do mundo inteiro participam da 26ª Conferência Anual Mundial IFAMA e da 12ª Conferência Internacional de Wageningen da Cadeia e Gestão de Rede (WiCaNeM ). Eles vão discutir novas maneiras de assegurar a produção de alimentos suficientes, seguros e nutritivos para alimentar a crescente população mundial.

Este ano, o IFAMA e o WICaNeM se juntaram ao Danish Cluster Alimentação, as Universidades de Bona e Nápoles e a outras 20  universidades internacionais para ampliar as discussões.  A pauta inclui assuntos como mecanização agrícola,  o papel da tecnologia em segurança alimentar, empreendedorismo na inovação agrícola,  inovação e sustentabilidade no desenvolvimento de economias emergentes e centenas de outros. Neste evento será discutido até o papel das redes sociais em negócios sustentáveis.

Os anfitriões serão o International Food e Agribusiness Management Association (IFAMA), IFAMA Europa, WICaNeM e o dinamarquês Food Cluster.  O IFAMA é uma organização que reúne estudiosos, líderes e formuladores de políticas para melhorar a estratégia de transparência, sustentabilidade e capacidade de resposta do sistema de alimentos e agronegócio.

IFAMA tem como objetivo estimular o pensamento estratégico em todo o sistema alimentar global. É uma rede de atuação eficaz no mundo inteiro como uma ponte entre a indústria do agronegócio, pesquisadores, educadores, governos, grupos de consumidores e organizações não-governamentais.

Conheça um pouco mais sobre mecanização agrícola assistindo um bate papo entre os produtores rurais acessando o link - https://goo.gl/lQzM9k. Aproveite e confira todos os vídeos da webserie do Senar-MT - 2016

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato, assim como a Federação, o Imea e os 89 sindicatos rurais do Estado. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.