Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Agrícola

Rosana participa de reunião do Cidesa e defende desenvolvimento da agricultura familiar

Rural | 06 de Dezembro de 2016 as 08h 21min
Fonte: Daniel Coutinho

| Foto: Daniel Coutinho

Ao todo 13 municípios integram o Cidesa. Os novos gestores já iniciam as discussões para fomentar a agricultura familiar na região.

A prefeita eleita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), participou da última reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto do Teles Pires (Cidesa). No encontro foram apresentados os resultados das atividades desenvolvidas este ano e o orçamento para os próximos gestores de 2017.

Atuais prefeitos e eleitos de 13 municípios que integra o consórcio participaram da reunião. Um dos focos principais discutidos pelos integrantes do consórcio para o próximo ano é fomento voltado para o desenvolvimento da agricultura familiar e a regularização fundiária.

“A agricultura familiar fomenta a economia, que é a principal produção de hortifrutigranjeiros, que abastece a cidade. Nós buscamos do Estado de São Paulo mais de 70% do que consumimos, precisamos dar condição ao pequeno produtor para que a gente possa produzir na nossa região os alimentos. Além da cidade, temos que comprar para a merenda escolar também e dando condições para o pequeno produtor produzir movimenta nossa economia e também evitamos o êxodo rural”, destacou Rosana.

Segundo o secretário executivo do Cidesa, Reinaldo Loff, na reunião também foi definida a nova diretoria do consórcio e algumas atividades que serão desenvolvidas a partir de janeiro como a regularização fundiária e descentralização das licenças ambientais de impacto local, para municípios menores.

“Hoje nós temos um problema muito sério no estado como um todo que é a regularização fundiária para a agricultura familiar. Estamos engajados na regularização fundiária para dar condições ao pequeno produtor de buscar recursos de financiamento para melhorar a qualidade de vida e renda dele na propriedade”, pontuou o secretário do Cidesa.

Ao todo 13 municípios integram o Cidesa, são eles: Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte, Cláudia e União do Sul.

O próximo encontro do consórcio está previsto para janeiro e além dos prefeitos atuais e os eleitos, também participaram da reunião o secretário Municipal de Agricultura, Beno Kaizer, o presidente do Ceasa, Daniel Brolese, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga.