Tributos
Senador quer que calote nos repasses da Lei Kandir vire crime
Wellington Fagundes defende regra mais dura para o pagamento das compensações
	  
	  Rural | 28 de Fevereiro de 2019  as 15h 09min
     Fonte: Redação

O relator do projeto de Lei Complementar que regulamenta transferências aos Estados, municípios e ao Distrito Federal, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) criticou duramente o que chamou de ‘insensibilidade’ do Ministério da Fazenda para tratar da compensação prevista na Lei Kandir. Em sessão de debates no Senado, na quarta-feira à noite, 27, ele lamentou a concentração da renda nacional em Brasília. “E quando a gente vai discutir lá no Ministério da Fazenda, há insensibilidade dos técnicos. Não tem que ficar concentrado”, lamentou.
Wellington manifestou apoio à proposta apresentada pelo senador Jayme Campos (DEM-MT), de criminalizar os governantes que não cumprirem com a responsabilidade de fazer a transferência de recursos estabelecida pela Lei Kandir. O repasse do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações, o FEX, referente ao ano passado, foi não foi efetuado. O parlamentar observou que a compensação tributária é de suma importância para municípios de Mato Grosso.
Em sua fala, Jayme explicou que o propósito do projeto é “colocar um freio de arrumação” na questão dos repasses previstos na Lei Kandir a título de compensação. “Vamos parar de brincadeira e aprovar uma lei regulamentadora para que o Estado não fique todos os anos com a mesma peleja aqui, com medida provisória, etc., batendo à porta da Presidência da República, do Ministério da Economia, para repassar” – disse Campos.
“Trabalharemos juntos porque Mato Grosso não pode abrir mão desses recursos” – disse Fagundes, frisando que a união dos parlamentares do Centro-Oeste com os da região Amazônica forma uma maioria.
Isenções prejudicam
Além de tentar alcançar os 21% que a Constituição prevê, Wellington Fagundes observou também que foram criados programas com isenções fiscais sem que se consultasse os gestores municipais. “Nós aqui votamos muitos programas de regularização fiscal isentando, isentando, isentando, sem consultar os prefeitos. E a esses recursos os municípios também teriam direito” - observou.
Para o senador republicado, é necessário que o Congresso Nacional se concentre no Pacto Federativo “para trazer mais justiça tributária na distribuição de renda e, principalmente, a justiça social ao Brasil”.
Notícias dos Poderes
MT tem capacidade de armazenar só metade da safra
Entre um dos motivos estão as elevadas taxas de juros
31 de Outubro de 2025 as 13h59Inpasa investirá R$ 2,4 bilhões em usina de etanol de milho
Indústria em Rio Verde (GO) terá capacidade de fabricar 1 bilhão de litros por ano
31 de Outubro de 2025 as 09h39Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
A comunicação de quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online
29 de Outubro de 2025 as 13h00Produtores rurais de MT recebem reconhecimento nacional por boas práticas agrícolas
Com mais de 50 propriedades certificadas, o projeto “Gente que Produz e Preserva” reforça o protagonismo brasileiro na agricultura de baixo carbono
29 de Outubro de 2025 as 10h40Com maior rebanho de gado, Mato Grosso sedia Congresso Mundial da Carne pela 1ª vez no Brasil
Um dos principais temas é a agenda da crise de segurança alimentar e, também, das mudanças climáticas
29 de Outubro de 2025 as 10h23Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos
Metade do desmatamento atinge florestas maduras do bioma
29 de Outubro de 2025 as 08h15Índice do agro acumula queda de 8,7% no ano na B3; veja ações com maiores perdas
Levantamento aponta que o desempenho fraco do IAGRO está relacionado à grande diferença entre os resultados das ações que compõem o índice
29 de Outubro de 2025 as 09h13Custo pode inviabilizar linha de Sinop ao Arco Norte
Consultoria avalia que ferrovia exigiria R$ 36 bi, quase tudo bancado pelo governo
24 de Outubro de 2025 as 09h15