Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Segurança rural

Senar-MT e parceiros capacitam condutores de produtos perigosos

Rural | 28 de Abril de 2016 as 15h 49min
Fonte: GECOM Senar-MT

| Foto: Assessoria

Três sindicatos rurais de Mato Grosso ofertam em maio o treinamento "Condutores de veículos de transporte de produtos perigosos", realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

Os treinamentos estão programados para ocorrer em Primavera do Leste no período de 02 a 06 de maio, em Ipiranga do Norte de 09 a 13 e em Brasnorte de 16 a 20. Cada uma das novas turmas pode ter até 30 pessoas e a carga horária é de 50 horas.

O treinamento tem como objetivo qualificar os motoristas para conduzir os veículos que transportam produtos perigosos, ou seja toda aquela substância com propriedades físico-químicas como toxidade, corrosividade, inflamabilidade e outras que podem causar danos à saúde das pessoas, desordem ou destruição do meio ambiente e prejuízos ao patrimônio de terceiros, a exemplo de defensivos e combustíveis.

Para fazer este curso o aluno deve ter 21 anos e ser alfabetizado. Além de ter 100% de frequência, os alunos também serão avaliados e devem alcançar nota 7.0 para homologar a certificação.

 

Legislação

O treinamento atende às exigências do Conselho Nacional do Trânsito (Contran), que exige formação específica dos condutores para o transporte de produtos perigosos. O conteúdo programático das aulas abrange temas como legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social; e movimentação de produtos perigosos. A capacitação é regulamentada pela Portaria DETRAN 1758/06 (antiga Portaria 12), que também dispõe sobre os cursos de Transporte de Coletivos, Transporte de Escolares e Transporte de Emergência.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.