Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Liderança no campo

Senar-MT elabora um novo programa para formar líderes que irão atuar no campo

Rural | 14 de Junho de 2016 as 10h 39min
Fonte: GECOM Senar-MT

Preparar líderes para atuar no setor agropecuário. É com esse objetivo que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e parceiros investem na elaboração e formatação de mais um programa, o Jovem Protagonista. Uma das metas deste conjunto de programas é conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre a importância da preparação de lideranças para atuarem no setor agropecuário.

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, enumera os programas: Filhos no Campo, que atende crianças de sete a 12 anos, já oferecido pelo Sernar-MT; Jovem Protagonista, que está em fase de elaboração e atenderá os adolescentes de 12 a 18 anos. "Já para os jovens de 18 a 24 anos, temos o Futuros Produtores e, ao completar 24 anos, a pessoa pode ingressar no CNA Jovem. Quem quiser continuar se qualificando e capacitando depois dos 30 anos, temos o Academia de Liderança", acrescenta.

O superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, explica que a ideia do programa Jovens Protagonistas, que está em fase de elaboração, é mostrar que o campo oferece oportunidade em diversas carreiras promissoras. "É o momento em que o adolescente está na fase de escolher a profissão e, com este programa, ele terá a oportunidade de optar por ser um cientista do campo. É o momento de conhecer como funciona cada elo das cadeias produtivas".

Já o Filhos no Campo tem como objetivo mostrar o dia a dia de uma propriedade rural para as crianças de sete a 12 anos que vivem nas cidades de Mato Grosso. A ideia é demonstrar de onde vem o leite, os ovos, as frutas e os legumes.  Em 2015, o Senar-MT e parceiros levaram mais de 4 mil crianças para conhecerem melhor o cotidiano produtivo de uma fazenda.

Após participar dos dois primeiros programas, o jovem de 18 anos pode ingressar no Futuros Produtores. Ele tem o objetivo de incentivar os jovens a ampliar a visão das possibilidades de realização profissional e pessoal dentro do setor agropecuário.

Ao completar 24 anos, chega a hora de participar do CNA Jovem, promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e realizado, em Mato Grosso, pelo Senar-MT. Neste programa, os jovens recebem orientação e montam projetos propondo soluções para desafios do setor agropecuário. "Um dos nossos cases de sucesso já apresentado é o Imea, nosso Instituto de Economia Agropecuária, nosso principal instituto de dados agropecuários sobre Mato Grosso no país", informa o presidente.

Para concluir essa formação, o participante pode ingressar na Academia de Liderança.  Este é um programa que, além do conteúdo teórico que inclui assuntos como Sistema Sindical, liderança situacional no agronegócio e vários outros, os integrantes ainda têm a oportunidade de conhecer como funcionam órgãos como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Poder Judiciário e Executivo Estadual.

Além disso, também fazem uma viagem a Brasília para conhecerem como funcionam vários órgãos e entidades que dão suporte ao setor agropecuário de Mato Grosso, como o Sistema Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o Sistema Famato/Senar, a Aprosoja Brasil e o Instituto Pensar Agro (IPA). Os participantes ainda recebem informações sobre a estrutura e a atuação do Ministério da Agricultura, do Congresso Nacional e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt e o @senar_mt (https://instagram.com/senar_mt)