Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Fomento

Sinop ganha vitrine de fruticultura

Espaço demonstra desenvolvimento de 20 variedades frutíferas em Sinop

Rural | 13 de Setembro de 2018 as 17h 50min
Fonte: Redação com Assessoria

O município de Sinop tem uma lavoura experimental que mostra o comportamento de 20 variedades frutíferas na região. A “Vitrine de Fruticultura” foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (13). O espaço foi montado pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), pasta que envolve, também, a Secretaria de Agricultura de Sinop.

O campo experimental fica na estrada Silvana, bairro Lídia, em uma área da Coopernop, onde técnicos e engenheiros da secretaria desenvolvem um projeto experimental e científico com 20 espécies frutíferas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, destacou a importância da parceria com a cooperativa. “É um projeto importante porque nós queríamos desenvolver a fruticultura no nosso município e não tínhamos um local para o agricultor ver. Aí montamos essa vitrine em parceria com a cooperativa”.

O projeto envolve o cultivo, o experimento e o desenvolvimento de tangerina dekopon, romã, pitaya, banana da terra, banana nanica, goiaba, acerola, cupuaçu, caju, manga parvin, mamão, figo, abacaxi, maracujá, entre outros com grande potencial da produção ser absorvida pelo mercado local consumidor, assim como pela indústria de transformação [polpas].

De acordo com um dos técnicos da SEDEC e responsável pelo projeto, Clóvis Sanches, grande parte das frutas comercializadas pelos mercados vêm de fora do município. Ele ressalta que a intenção do projeto é fazer produzir frutas com grande valor de mercado e que, ainda, não são produzidas na região.

“O objetivo principal desse projeto é mostrar que uma pequena propriedade pode ser viável quando bem aproveitada. Temos aqui frutíferas que com um ano está produzindo, por exemplo, com seis meses o maracujá já entrou em produção, o abacaxi também”, exemplificou Clóvis.