Bom dia, Quinta Feira 29 de Junho de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Sinop sedia Simpósio de Agropecuária Sustentável a partir de quinta-feira

GC Notícias | 05/10/2016 16:51
Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove nos dias 6,7 e 8 de outubro, em parceria com a Embrapa e com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o VIII Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável (Simbras). O evento será realizado no centro de eventos Dante de Oliveira, em Sinop (MT), e tem como tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para Desenvolvimento Sustentável das Novas Fronteiras Agrícolas".

O Simbras ocorrerá em conjunto com a 5º Conferência Internacional em Sustentabilidade e Agricultura. Os eventos buscam reunir a comunidade científica e o setor produtivo para discutir e transferir tecnologias para serem utilizadas no campo.

 

Inscrições

Interessados em participar do Simbras ainda podem se inscrever até nesta quarta-feira, dia 5, pelo sitewww.simbras-as.com.br. Os valores sofrem ajustes conforme a ocupação do participante e se irá acompanhar somente a programação de palestras ou se participará de algum dos minicursos ofertados paralelamente ao evento. As vagas são limitadas.

 

Programação

A Programação do Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável terá 18 palestras, sete minicursos e sessões de apresentação de trabalhos.

No primeiro dia serão abordados temas como a sustentabilidade, educação científica, economia, rotação de culturas, biocarvão e biotecnologia. A programação do segundo dia terá palestras sobre manejo da adubação fosfatada em solos de cerrados, lavouras de soja, crescimento epidemiológico, solo em sistemas integrados, manejo integrado de pragas (MIP), agricultura sustentável, mudanças climáticas e o futuro da Amazônia.

Para finalizar, o terceiro dia contará com quatro temas palestrados, sendo o primeiro sobre o uso de drones em planejamento agrícolas e florestal, seguido dos temas eficiência da suplementação de bovinos em pastagem, "Ciência: dados e sua validade" e captação de recursos para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Entre os palestrantes estão pesquisadores brasileiros e norte-americanos de instituições como Embrapa, UFMT, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Maine e Universidade da Flórida.

 

Minicursos

Além das palestras, o evento oferece minicursos sobre redação científica, análise de ensaios experimentais no ambiente R, ferramentas logísticas para decisões de cargas florestais, captação de recursos para projetos de pesquisa, melhorando sistemas sustentáveis de alimentação, teoria e prática de sistemas sustentáveis de agricultura e comunicação científica para não cientistas.

Alguns dos cursos já tiveram início na última segunda-feira e outros serão realizados ao longo desta semana e no início da próxima.

Fonte: Gabriel Rezende Faria