Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Tecnologia

Soluções naturais melhoram a produção de algodão

Com uso de fertilizantes foliares produtores estão atingindo 250 arrobas por hectare

Rural | 30 de Setembro de 2015 as 16h 02min
Fonte: Assessoria

O principal Estado produtor de algodão do Brasil tem avançado na utilização de alternativas sustentáveis durante a safra 2014/2015, que deve atingir 871 mil toneladas até o início de outubro, como apontam as estimativas do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Com a colheita quase se encerrando, é possível avaliar os resultados de peso e qualidade obtidos no período.

Esse é o caso do agricultor Mauro Ciciliatto, que comparou tratamentos distintos em sua propriedade, localizada em Campo Verde. “Apliquei fertilizantes foliares naturais em 250 hectares de primeiro ano de algodão e cheguei a uma produtividade de 250 arrobas por hectare. O valor foi 8% superior à área de produtos convencionais, que já estava no terceiro ano de plantio, mas rendeu 230 arrobas por hectare”, conta.

Segundo o engenheiro agrônomo Clóvis Leite, da Alltech Crop Science – especializada em nutrição e fisiologia vegetal –, as soluções contêm aminoácidos, o que favorece a absorção de nutrientes pela planta. “Analisamos as necessidades do algodoeiro e, através dos sintomas apresentados e de suas necessidades fisiológicas, fazemos as compensações. Desenvolvemos um programa completo com o objetivo de melhorar as estruturas reprodutivas do algodão”.

Conforme Leite, uma das finalidades é promover o balanço hormonal da planta. “Os produtos ajudam a assegurar o pegamento de primeira e segunda posições, que são os capulhos de maior calibre, que conferem mais produtividade. Além disso, auxiliam no aumento do número de capulhos por ramo vegetativo, porque muitas vezes ocorre um índice elevado de abortamento durante o ciclo, ocasionando uma perda alta de botões florais”.

Dessa forma, nesta safra Ciciliatto também priorizou outros aspectos importantes, como a qualidade e a grossura do fio. “As plantas ficaram bem nutridas com a combinação de aplicações nas dosagens e nos períodos adequados. Então, percebemos a diferença no pegamento de botão e no alongamento de fio, por exemplo. E tudo isso conta na hora da comercialização”.

 

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), e pela sede em Araucária (PR).