Boa tarde, Terça Feira 18 de Dezembro de 2018

Rural

Vacinação contra febre aftosa em MT começa nesta segunda-feira (1º)

Até o dia 31 de maio todo o rebanho bovino e bubalino do estado deve ser vacinado

Mato Grosso | 01 de Maio de 2017 as 13h 24min
Fonte: G1 MT

Primeira etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta segunda-feira (1º | Foto: Chico Valdiner/Gcom-MT

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa em bovinos e bubalinos de Mato Grosso começa nesta segunda-feira (1º) e segue até o dia 31 de maio. Nesse ano, as etapas foram invertidas para atender uma demanda do setor, devido à dificuldade de manejo dos rebanhos em épocas de chuva.

Na primeira fase da vacinação, é obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos de todas as idades, com exceção para os animais de propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense.

A comunicação da vacinação do rebanho deve ser feita até o dia 12 de junho em escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A única exceção é para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que tem até 15 de dezembro.

Segundo o governo, nessa primeira etapa os produtores devem aproveitar para regularizar o saldo de animais da propriedade.

 

Fiscalização

Vinte equipes do Indea-MT devem fiscalizar a vacinação contra a febre aftosa. Ao todo, serão 35 dias para a atividade. As equipes são compostas por 20 médicos veterinários, 23 agentes fiscais.

Mais de 900 propriedades rurais nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda, e Vila Bela da Santíssima Trindade devem ser fiscalizadas.

 

COMENTARIOS