Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Menu

Safra 2015

Vazio sanitário terá início em 1° de junho

Até o final do mês todos os pés de soja de Mato Grosso deverão ser extintos

Rural | 04 de Maio de 2015 as 09h 07min
Fonte: Dayanne Santana

Uma nova data para o início do vazio sanitário da soja foi definida pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), excepcionalmente para a safra 2014/2015. A data de início passou de 1º de maio para 1º de junho. A data do encerramento permanece 15 de setembro, totalizando 107 dias.

A mudança consta na Portaria INDEA-MT n° 033/2015, com data desta quinta-feira (30.04), no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. A portaria dispõe sobre o início do vazio sanitário previsto na Instrução Normativa Conjunta das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedc)/Agricultura Familiar (Seaf)/Indea-MT n°001/2015, publicada no DO em 9 de fevereiro deste ano.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) encaminhou ao Indea, no dia 23 de abril, um requerimento solicitando o adiamento do início do vazio, levando em consideração atraso de mais de 20 dias na janela de semeadura da primeira safra de soja e condições climáticas atípicas, com prolongamento de chuvas previstas até o mês de maio.

A solicitação foi submetida à apreciação da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA-MT), que no final desta quarta-feira (29), recomendou o início para 1° de junho, considerando a importância econômica e social que a cultura da soja representa para o Estado.

A comissão é formada por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Indea-MT, Fundação-MT, Aprosmat, Famato, UFMT, Ampa, Aprosoja, Univag, Embrapa, entre outros.