Saúde
Índice de infestação do Aedes aegypti diminui em Sinop
Os números passaram de 4,2% para 0,5% em quatro meses de trabalho
Saúde | 18 de Junho de 2019 as 08h 52min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Centro de Endemias realizou, entre os dias 03 a 07 de junho, o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em diversos pontos da cidade. Ao todo foram inspecionados 1929 imóveis e, capturados 11 amostras positivas do mosquito, obtendo assim um índice de infestação de 0,5 décimo de percentual.
No primeiro levantamento realizado em fevereiro, o índice estava em 4,2% e, diante disso o Setor realizou um grande mutirão de limpeza no recolhimento de potenciais criadouros e foram recolhidas 120 caçambas de materiais inservíveis. Para a ação foram contratados mais 30 servidores.
Outra atividade desenvolvida foi a Ação Conjunta na área central da cidade em parceria com CDL, Tiro de Guerra, ACES e Bombeiros Militar, além dos trabalhos contínuos em pontos estratégicos, bloqueios químicos mediante notificações, atendimentos de denúncias, inspeção em bocas de lobos e também educação educativas em todas as escolas, municipais, estaduais, particulares e empresas.
De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Cesário Rocha, todas essas medidas contribuíram para a redução do mosquito, porém é necessário que a população fique sempre alerta quanto ao risco das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “A comunidade deve ficar atenta, porque em Sinop, 90% dos pontos com foco de criadouros do mosquito da dengue situam-se em quintais de residências”, alerta o coordenador.
A maioria das larvas é encontrada em objetos simples e que, quando despercebidos, tornam-se propícios à vida do inseto: copos de plásticos, restos de plásticos, lixos que, diariamente, seriam descartados.
Notícias dos Poderes
Pacientes do SUS esperam, em média, mais de um mês além do prazo para diagnóstico e tratamento do câncer
Pacientes levam em média 50 dias para confirmar a doença e 75 para começar a tratar; lei prevê 30 e 60 dias. Norte e Nordeste concentram os maiores atrasos.
16 de Setembro de 2025 as 12h20Após retomada de cirurgias, 44 pacientes integram lista de espera por transplante de rim em MT
Fila estadual substituiu envio de doentes a outros estados; três transplantes foram feitos neste ano em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 16h11Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31