Bom dia, Domingo 05 de Abril de 2020

Saúde

Área da saúde: Saiba o que muda com a situação de emergência

Sinop | 23 de Março de 2020 as 08h 16min
Fonte: Redação com Assessoria

Em virtude da pandemia Coronavírus (COVID-19) e as medidas adotadas pela Prefeitura de Sinop para ampliar a prevenção de contágio pelo vírus, uma série de restrições passa a vigorar nesta segunda-feira, 23 de março. Todas estão dispostas no decreto 064/2020, que estabeleceu estado de emergência. Por conta disso, a rotina do cidadão que utiliza os serviços públicos municipais na ÁREA DA SAÚDE passará por alterações. Fique atento a alguns pontos.

1)     Tenho consulta marcada na UBS do meu bairro, para rotina e avaliações. Ela permanece ou está, automaticamente, cancelada?
R: Todas as consultas eletivas estão suspensas. Os postos de saúde estão com atendimento de livre demanda para urgência e emergência.

2)    O cancelamento das consultas tem data para encerrar?
R: Não. Vamos aguardar a mudança de cenário para, só depois, voltar a restabelecer todas as agendas.

3)    Eu tenho consulta marcada no CAPS, também para pegar meu medicamento. O que faço?
R: No CAPS, as consultas também estão suspensas. Apenas casos de urgência e emergência serão atendidos. A entrada no CAPS será limitada a cinco pessoas por vez e as receitas médicas necessárias aos pacientes que dependem de medicação serão feitas todas com validade de 90 dias. Dúvidas sobre consultas podem ser tiradas via telefone do serviço, 3511-1993.  

4)    Participo de grupos terapêuticos no CAPS. Minhas atividades estão suspensas?
R: Sim. Todas as atividades grupais estão suspensas. De igual maneira, também não mais faremos o café da manhã e o lanche no CAPS.

5)    E as atividades realizadas nos grupos como aqueles ofertados pelas UBS?
R: Sim. Todas as atividades coletivas e grupais, por exemplo, grupo de gestantes, pilates, entre outras, estão suspensas para evitar aglomerações.

6)    O CEM continuará funcionando?
R: Apenas para atendimento de gestantes. Todos os outros atendimentos estão suspensos, pois são atendimentos a gestantes do grupo de risco.

7)    E a odontologia do município?
R: Tal qual nas demais, os atendimentos continuam, apenas, para urgência e emergência.

8)    E o CER também vai parar?
R: Somente para urgência e emergência.  

09)   Qual horário de funcionamento dos postos de saúde e UPA?
R: UPA da Avenida André Maggi e Upinha do Menino Jesus tem atendimento 24 horas. Postos de saúde dos bairros Jardim das Violetas e Maria Vindilina II estão com horário estendido das 7h às 22h, sem fechar para o almoço. Demais postos de Saúde com horário de atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h. Em todas essas unidades não haverá atendimentos eletivos, apenas casos de urgência e emergência.