Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Caminhada de conscientização do câncer infanto-juvenil acontece nesse domingo

Saúde | 19 de Novembro de 2015 as 17h 27min
Fonte: Luciene Salvadori

A equipe organizadora da Caminhada Passos que Salvam do Hospital de Câncer de Barretos, liderada pelo empresário sinopense Ronaldo Benetti e pelo advogado e vereador Fernando Brandão, está de vento em popa para os últimos  detalhes da caminhada.

A caminhada que é uma iniciativa do hospital de câncer de Barretos tem a nobre e louvável missão, a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer infantil e juvenil.

Hoje o número de cura da doença no Brasil para essa faixa etária está bem abaixo da média em relação aos Estados Unidos. A médica pediatra hematologista e oncologista, Anna Letícia Yanai, que também faz parte da comissão organizadora da caminhada, explica que o câncer infanto-juvenil, se apresenta na grande maioria das vezes com sintomas e sinais inespecíficos, semelhantes aos de doenças benignas e comuns da infância, como febre, dor de cabeça, dores nas pernas, dificultando a suspeição e o diagnóstico. "Como o estado geral de saúde da criança está quase sempre preservado, faz-se necessário que o pediatra considere a possibilidade da doença e a inclua na lista de prováveis diagnósticos, para que a investigue”. “No Brasil, os registros de câncer nos indicam, infelizmente, que muitas crianças e adolescentes chegam aos centros de tratamento em estágios avançados da doença. O diagnóstico precoce reduz as complicações agudas e tardias do tratamento e aumenta consideravelmente a porcentagem de cura, que para alguns tipos de câncer, como a leucemia linfóide aguda, pode chegar a mais de 70%”, frisa a doutora.

Sintomas como febre, dor de cabeça e vômitos pela manhã, dores nas pernas que atrapalham as brincadeiras da criança, manchas roxas ou sangramentos ao escovar os dentes, aumento da barriga, caroços no pescoço, virilha e axilas, brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografia com flash,  devem ser observados pelos pais, professores e profissionais da saúde e devem ser investigados, para que nossas crianças possam iniciar precocemente o tratamento do câncer  e possamos alcançar maiores índices de cura com menos efeitos adversos e maior qualidade de vida.

Este é o primeiro ano da Caminhada Passos Que Salvam em Sinop e a comissão organizadora estão muito felizes por contar com o apoio de tantos parceiros no município, comenta o vereador Fernando Brandão. “Recebemos a incumbência de ajudar este evento que para nós é uma honra e privilégio, pelo fato de poder estar auxiliando na prevenção desta doença terrível. Já somos parceiro da Refeccs que é nossa grande referência no assunto e nos empenharemos em todas as ações como esta. Sinop entra na Caminhada Passos que Salvam e cria um link direto com o Hospital do Câncer de Barretos. Quem ganha com isso é a população. Desde já, agradecemos todas as pessoas que se envolveram e convidamos toda sociedade para adquirir um kit e participar da caminhada pela vida", concluiu Brandao.

A Refeccs sente-se honrada em fazer parte de mais essa causa. E acredita  que com mais um movimento de conscientização e prevenção da doença, a população sinopense cada vez mais vai estar em alerta aos detalhes e nos cuidados com exames e diagnósticos precoces.