Bom dia, Segunda Feira 27 de Maio de 2019

Saúde

CAPS muda para prédio doado e prefeitura economiza R$160 mil por ano

A nova sede ficará localizada, na Rua das Gardênias, n° 165 do bairro Jardim Imperial

Sede própria | 10 de Maio de 2019 as 16h 35min
Fonte: Redação com acessoria

Foto: GC Notícias

A Prefeitura de Sinop estará mudando a sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dentro dos próximos dias, para o bairro Jardim Imperial. O novo prédio foi doado pela Associação dos Moradores daquela localidade, e será adequado, pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme a necessidade da instituição e dentro dos parâmetros exigido pelo Ministério da Saúde, para acolher da melhor forma os pacientes.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Gerson Danzer, essa transição ofertará aos servidores e pacientes uma melhor localização e acolhimento, mas também trará ao município a economia de quase R$ 106 mil por ano, valor esse, que é pago de aluguel pelo atual prédio. A coordenadora do CAPS, Amanda Machado Maciel, complementa frisando a importância desta mudança para facilitar o acesso dos pacientes, principalmente àqueles que não têm veículos próprios para chegarem até a unidade.

“Agora vamos conseguir abranger um público, ainda não assistido, que não ia até a unidade por conta da distância. Instalar o CAPS em uma área centralizada é uma forma estratégica de poder melhorar o alcance a população e assim ajudar de forma assertiva o diverso público que possui sofrimento mental em Sinop”, frisa a coordenadora.

A nova sede ficará localizada, na Rua das Gardenias, n° 165 do bairro Jardim Imperial, e contará com uma área mais ampla para o desenvolvimento das atividades ofertadas pela instituição, inclusive uma horta comunitária, com livre acesso a toda a comunidade que tiver interesse em colaborar com o CAPS.

 

Sede própria

A Prefeitura de Sinop estuda ampliar os serviços do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CAPS) no município, reforçando, assim, a política pública de saúde, tratamento e cuidado em diferentes eixos da saúde mental. A proposta em alinhamento na Secretaria de Saúde consiste na criação de duas outras unidades do CAPS, específicas para o atendimento de dependentes químicos (CAPS ad) e do público infantil (CAPS i), ambas funcionando em um mesmo complexo, a ser construído em área institucional localizada no bairro Jardim dos Cravos.

Pelo projeto da Secretaria Municipal de Saúde, a sede própria para os CAPS’s (ad e i) deve dispor de 1.363, 36 metros quadrados, sendo implantada entre as ruas Rosana, Projetada 01 e Jaqueline, no bairro dos Cravos. Também está incluso, um espaço para o desenvolvimento de atividades coletivas internas e externas, hortaliças e pomares. Para execução das obras o município deve contar com repasses do Governo Federal.

COMENTARIOS